Brasil inicia produção de vacina contra vírus sincicial respiratório e de medicamento para esclerose múltipla

Publicado em 10/09/2025 às 15:56

Compartilhe

578e4eaf-c7f7-47ee-970d-caab2d185b4b

Foto: Walterson Rosa/MS

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assinou nesta quarta-feira (10) acordos de transferência de tecnologia que permitirão ao Brasil produzir a vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR) e o natalizumabe, medicamento usado no tratamento da esclerose múltipla.

O primeiro acordo, firmado entre o Instituto Butantan e a farmacêutica Pfizer, garante a oferta da vacina contra o VSR no Sistema Único de Saúde (SUS). As 1,8 milhão de doses iniciais serão entregues até dezembro. A aplicação começa na segunda quinzena de novembro e será destinada a gestantes a partir da 28ª semana de gravidez, com esquema de dose única.

Segundo o Ministério da Saúde, o imunizante pode evitar cerca de 28 mil internações anuais de bebês por bronquiolite e pneumonia. O VSR é responsável por 80% dos casos de bronquiolite e 60% de pneumonias em crianças menores de 2 anos. No Brasil, aproximadamente 20 mil bebês de até 1 ano são internados a cada ano devido a complicações do vírus.

Além disso, o país também passará a fabricar o natalizumabe por meio de Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP). A tecnologia será transferida pela farmacêutica Sandoz para o Instituto Butantan. Atualmente, apenas uma empresa possui registro do medicamento na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O natalizumabe é indicado para a forma remitente-recorrente da esclerose múltipla, que corresponde a 85% dos casos, e já é oferecido no SUS desde 2020. A produção nacional deve ampliar o acesso e reduzir a dependência externa. A doença atinge cerca de 40 mil brasileiros.

Segundo o governo federal, a meta é que, em até dez anos, 70% das necessidades do SUS em vacinas, medicamentos e equipamentos sejam atendidas pela produção nacional. O plano prevê investimentos de R$ 57,4 bilhões, com participação dos setores público e privado.

Os anúncios ocorreram durante a posse do novo diretor-presidente da Anvisa, Leandro Pinheiro Safatle, e dos diretores Daniela Marreco Cerqueira e Thiago Lopes Cardoso Campos, em Brasília.

Amanda Milan, Taís Nascimento e Vicente Ramos
Fonte: Ministério da Saúde

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral