Brasil fortalece cooperação agrícola com a Índia e amplia exportações de cítricos

Publicado em 30/04/2025 às 14:27

Compartilhe

093a3f8a-a0ac-40d4-8bd9-7e0e15059882

Foto: Mapa

Durante missão oficial à Índia entre os dias 19 e 27 de abril, uma comitiva brasileira liderada pelo secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Goulart, e pela diretora do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas, Edilene Cambraia Soares, participou do 6º BioAgTech World Congress (BAW 2025) e de encontros bilaterais com autoridades sanitárias indianas, em Nova Delhi.

O congresso internacional reuniu mais de 1.300 participantes de 50 países, incluindo especialistas, autoridades e líderes empresariais do setor agropecuário. No evento, Goulart apresentou os avanços do Brasil na regulação de bioinsumos, com destaque para a recente aprovação da Lei dos Bioinsumos — considerada um marco para a modernização do setor e o incentivo à inovação sustentável na agricultura.

“O Brasil tem aprimorado seu ambiente regulatório para bioinsumos, promovendo a inovação sem abrir mão da segurança agropecuária e ambiental. Esta missão também fortalece os laços comerciais entre dois grandes produtores globais, ampliando o intercâmbio tecnológico e o acesso a mercados sustentáveis”, afirmou o secretário.

Paralelamente ao congresso, a delegação brasileira manteve reuniões técnicas com representantes do governo indiano para tratar de temas relacionados à sanidade vegetal e animal, além de explorar possibilidades de cooperação em inovação agrícola.

Um dos principais resultados da missão foi a autorização, por parte da Índia, para a importação de cinco variedades de cítricos brasileiros: limão Tahiti, limão siciliano, laranja doce, tangerina e outras variedades similares. A medida é considerada estratégica para o agronegócio nacional, ampliando a presença do Brasil no mercado indiano — que, em 2024, ocupou a décima posição entre os principais destinos das exportações agropecuárias brasileiras, com mais de US$ 3 bilhões em vendas.

Com a abertura do mercado indiano para os cítricos, o Brasil alcança 355 novos acessos a mercados internacionais desde 2023, consolidando sua posição de destaque no comércio agrícola global. O Mapa continua atuando para expandir mercados, fortalecer as exportações e garantir o protagonismo do agronegócio brasileiro no cenário internacional.

Fonte: MAPA

Veja também

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas

45645

Comitê Gestor do IBS e Receita Federal orientam empresas sobre a entrada em vigor de novos tributos

VACINA EM GRAVIDA- FREEPIK

Espírito Santo recebe o primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório para proteger recém-nascidos

{CA66CACA-3C4C-3BAC-B5E5-7EBC56AEDBDE}

Saúde de Alfredo Chaves registra avanços e mais de 90 mil atendimentos em 2025

reunião_comitê (1)

Comitê Integrado vai intensificar operações Força pela Vida em dezembro no Espírito Santo

sau (1)

Servidores do Iases são capacitados para agir em emergências e salvar vidas

Incaper_tilapia_Arquivo (1)

Tilápia capixaba amplia produção e agrega valor ao setor de aquicultura

DJI_0377-1

Nova megaestrutura com capacidade para 35 mil pessoas promete impulsionar o turismo de negócios no Espírito Santo