Brasil está entre os países que mais usam inteligência artificial

Publicado em 16/01/2025 às 15:44

Compartilhe

Designer using a transparent digital tablet screen futuristic technology

Foto: Freepik

Uma pesquisa realizada pela Ipsos e pelo Google, envolvendo 21 mil pessoas em 21 países, revelou que, em 2024, o Brasil superou a média global no uso de inteligência artificial (IA). Enquanto 54% dos brasileiros relataram utilizar IA generativa, a média mundial foi de 48%. A IA generativa é aquela capaz de criar conteúdos como imagens, músicas e textos.

De acordo com o estudo “Nossa Vida com IA: Da Inovação à Aplicação”, o otimismo quanto ao potencial da IA cresce à medida que seus benefícios se tornam mais evidentes. Para 65% dos brasileiros, essa tecnologia é promissora por suas contribuições em diversas áreas da vida. A média mundial de otimismo é de 57%.

Além disso, 60% dos brasileiros acreditam que a IA trará mais oportunidades de emprego, um ponto de vista compartilhado por 49% dos entrevistados globalmente. O índice de brasileiros que confiam nas mudanças no mercado de trabalho devido à IA aumentou de 62% para 68% no último ano. Em 2023, 20% dos trabalhadores brasileiros afetados pela IA no mercado de trabalho acreditavam precisar de um novo emprego; em 2024, esse número caiu para 15%.

A pesquisa também aponta que os brasileiros veem a IA como uma força transformadora em diversos setores, destacando a ciência (80%), a medicina (77%), a agricultura (74%) e a segurança cibernética (67%). Além disso, 64% acreditam que os benefícios da inovação, seja na ciência ou na medicina, superam os riscos relacionados aos avanços da IA.

Para Fábio Coelho, presidente do Google Brasil, é inspirador observar o otimismo e a empolgação dos brasileiros com relação à IA generativa. “Os resultados da pesquisa demonstram a confiança dos brasileiros no potencial da IA para gerar impactos positivos no trabalho, na educação e na vida cotidiana. O Google está comprometido em apoiar essa jornada, oferecendo ferramentas e recursos para ajudar os brasileiros a prosperar nesta nova era”, afirma.

As áreas que mais facilitam a vida cotidiana, segundo os entrevistados no Brasil, incluem a busca por informações online (81%), a assistência pessoal (76%) e o apoio aos estudos (74%). Há também um consenso sobre a importância de ferramentas como assistentes de escrita (85%) e tradutores (89%). Três em cada quatro brasileiros entrevistados (78%) afirmam utilizar IA no trabalho, e 88% consideram essencial o uso da IA para lidar com informações complexas e encontrar soluções inovadoras para os desafios empresariais.

Fonte: Flávia Albuquerque – Repórter da Agência Brasil

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral