Brasil envia mais 9 toneladas de medicamentos ao Líbano

Publicado em 27/10/2024 às 11:24

Compartilhe

medicamentos para o libano

Fotos: Rafael Nascimento/MS

Neste sábado (26), o Brasil enviou uma nova doação de insumos de saúde ao Líbano. O voo de repatriação da Força Aérea Brasileira (FAB) transportou 400 mil ampolas de midazolam, medicamento usado para sedação em procedimentos cirúrgicos e intubação. Essa remessa, com cerca de 9,5 toneladas, é a maior enviada até agora ao país e foi coordenada pelo Ministério da Saúde em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores.

Além dos insumos médicos, o avião levou medicamentos e cestas básicas arrecadados pela Embaixada do Líbano em Brasília e pelos consulados em São Paulo e no Rio de Janeiro, com apoio da Associação Unidos pelo Líbano (UpL). Com esses itens, a carga total enviada ao Líbano ultrapassou 16 toneladas.

A Operação Raízes do Cedro, promovida pelo Governo Federal, já enviou mais de 490 quilos de medicamentos, soluções de reidratação e seringas descartáveis, além de 20 mil seringas com agulhas e 4 mil agulhas avulsas. Em outra missão, a FAB também transportou 7 toneladas de medicamentos arrecadados pelo Consulado-Geral do Líbano no Rio de Janeiro. Essas doações atendem a um pedido da Embaixada do Líbano em Brasília e são feitas com base nos estoques do Sistema Único de Saúde (SUS), sem comprometer o abastecimento nacional.

Repatriação e apoio humanitário

A oitava etapa da repatriação de brasileiros e familiares do Líbano foi concluída na sexta-feira (25). A aeronave KC-30 do Governo Federal chegou à Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, trazendo 239 passageiros, entre eles 19 crianças e três animais de estimação. Desde 2 de outubro, a Operação Raízes do Cedro já resgatou 1.638 brasileiros e familiares, além de 19 pets, do Oriente Médio.

Os repatriados recebem assistência de profissionais do Ministério do Desenvolvimento Social, da Força Nacional do SUS, da Polícia Federal e da Receita Federal. Em escalas técnicas em Lisboa, o Consulado-Geral e a Adidância de Defesa oferecem suporte.

Atendimento da Força Nacional do SUS

Até 25 de outubro, a Força Nacional do SUS realizou mais de 1,4 mil atendimentos médicos e psicossociais aos repatriados. A equipe, formada por 13 profissionais, atua em três frentes: acolhimento na língua nativa dos passageiros, assistência de urgência e emergência, e atendimento médico e psicossocial em uma tenda equipada.

A Força Nacional do SUS, programa do Ministério da Saúde, oferece suporte em crises sanitárias, desastres e situações de desassistência quando a resposta local é insuficiente.

Fonte: Ministério da Saúde

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral