Brasil deve atingir recorde na produção agropecuária em 2025/26, projeta Conab

Publicado em 18/09/2025 às 15:56

Compartilhe

produção de milho

Foto: Freepik

O Brasil deve registrar novos recordes na produção agropecuária na safra 2025/26, segundo projeções divulgadas nesta quinta-feira (18/9) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), durante o evento “Perspectivas para a Agropecuária Safra 2025/26”, em Brasília (DF).
A estimativa aponta colheita de 353,8 milhões de toneladas de grãos e produção de 32,3 milhões de toneladas das principais proteínas animais (bovina, suína e frango). O resultado reflete a ampliação da área cultivada, o aquecimento da demanda internacional e políticas públicas de estímulo, em especial o crédito rural.

Produção de grãos

A projeção para os grãos indica crescimento de 1% em relação à safra 2024/25, quando foram colhidas 350,2 milhões de toneladas — o maior volume da história até então. A área cultivada deve passar de 81,74 milhões de hectares para 84,24 milhões de hectares.
• Soja – Principal cultura do país, deve crescer 3,6%, alcançando 177,67 milhões de toneladas. O avanço decorre do aumento da área semeada e da recuperação de produtividade no Rio Grande do Sul. A oleaginosa mantém o Brasil como líder mundial de produção, impulsionada pela demanda por ração animal e biocombustíveis.
• Algodão – A safra deve alcançar 4,09 milhões de toneladas de pluma, novo recorde, com aumento de 3,5% na área cultivada e crescimento de 0,7% na produção.
• Milho – A produção total está estimada em 138,3 milhões de toneladas, queda de 1% em relação ao ciclo anterior, em razão da redução da produtividade média, apesar do avanço da área cultivada e da demanda por etanol e exportações.
• Feijão – A produção deve permanecer estável, em 3,1 milhões de toneladas, assegurando o consumo interno.
• Arroz – O setor enfrenta desafios por conta do excesso de oferta em 2024/25, que reduziu os preços. Para amenizar os impactos, o governo federal ampliou linhas de crédito e programas de apoio, como o Contrato de Opção de Venda (COV) e o Arroz da Gente, voltado à agricultura familiar.
Proteínas animais
A produção de carnes também deve alcançar patamares inéditos. A estimativa é de 5,8 milhões de toneladas de carne suína e 15,9 milhões de toneladas de carne de frango, maiores volumes já registrados pela Conab.
Mesmo após o registro de um caso isolado de Influenza Aviária no Rio Grande do Sul, rapidamente controlado, o Brasil mantém-se como principal fornecedor global da proteína de frango.
A expectativa é que as exportações sigam em alta, chegando a 5,4 milhões de toneladas em 2026, com destaque para a carne suína, projetada em 4,3 milhões de toneladas. A carne bovina, após recorde de 11,1 milhões de toneladas em 2024, deve passar por ajuste e atingir 10,6 milhões em 2026.
Crédito rural e políticas públicas
O crédito rural é apontado como pilar para a expansão da agropecuária. O Plano Safra garante juros reais negativos para a produção de alimentos, além de linhas específicas para a agricultura de baixo carbono e recuperação de áreas degradadas.
Nos últimos 20 anos, a produção de grãos cresceu 205,3%, segundo a Conab. “Os dados mostram a confiança dos homens e das mulheres do campo para seguir com a produção. Há investimentos disponíveis, com volume recorde de recursos e condições diferenciadas de crédito”, destacou o presidente da Conab, Edegar Pretto.
Além do estímulo à produção, essas políticas contribuem para a segurança alimentar, a geração de empregos, a redução da fome e o fortalecimento da balança comercial.

Agricultura familiar

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) segue como um dos principais instrumentos de apoio aos pequenos produtores. Apenas em 2025, a modalidade Compra com Doação Simultânea (CDS) registrou R$ 1,89 bilhão em demandas, distribuídos em 5.890 projetos, em 2.115 municípios, envolvendo cerca de 133 mil agricultores familiares — dos quais 80% são mulheres.
Outro destaque é o Programa Arroz da Gente, criado para ampliar a produção do grão por agricultores familiares. A iniciativa prevê crédito com juros reduzidos, assistência técnica, garantia de comercialização e acesso a máquinas e tecnologias adaptadas à pequena produção.

Fonte: Agência Gov | Via Secom

Veja também

drogas prontas para venda em mf

Dois homens são presos com drogas prontas para venda em Marechal Floriano

comitiva mouraes no estradao

Comitiva Muares no Estradão chega a Ibatiba neste fim de semana

IMG_2956-1

Temporada de Abertura do Cais das Artes recebe Vanessa da Mata e coloca o Espírito Santo no mapa artístico do Brasil

cacau-freepik

Faes alerta para riscos fitossanitários e concorrência desigual na importação de cacau

20260130075900__N6A0460.jpg

Governo do Estado conclui embarques do Programa de Intercâmbio Estudantil 2025

capa_50121_MarceloSantosLucasSCosta

Assembleia tem papel essencial na estabilidade do Estado em ano eleitoral

handsome-afro-american-man-autumn-city- freepik

Dados do transporte terrestre indicam mudanças no fluxo de passageiros no Espírito Santo

WhatsApp Image 2026-01-29 at 13.29.09 (1)

Prêmio especial de R$ 120 mil do Nota Premiada Capixaba vai para Vila Velha, Marechal Floriano e Linhares