Brasil deve atingir recorde na produção agropecuária em 2025/26, projeta Conab

Publicado em 18/09/2025 às 15:56

Compartilhe

produção de milho

Foto: Freepik

O Brasil deve registrar novos recordes na produção agropecuária na safra 2025/26, segundo projeções divulgadas nesta quinta-feira (18/9) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), durante o evento “Perspectivas para a Agropecuária Safra 2025/26”, em Brasília (DF).
A estimativa aponta colheita de 353,8 milhões de toneladas de grãos e produção de 32,3 milhões de toneladas das principais proteínas animais (bovina, suína e frango). O resultado reflete a ampliação da área cultivada, o aquecimento da demanda internacional e políticas públicas de estímulo, em especial o crédito rural.

Produção de grãos

A projeção para os grãos indica crescimento de 1% em relação à safra 2024/25, quando foram colhidas 350,2 milhões de toneladas — o maior volume da história até então. A área cultivada deve passar de 81,74 milhões de hectares para 84,24 milhões de hectares.
• Soja – Principal cultura do país, deve crescer 3,6%, alcançando 177,67 milhões de toneladas. O avanço decorre do aumento da área semeada e da recuperação de produtividade no Rio Grande do Sul. A oleaginosa mantém o Brasil como líder mundial de produção, impulsionada pela demanda por ração animal e biocombustíveis.
• Algodão – A safra deve alcançar 4,09 milhões de toneladas de pluma, novo recorde, com aumento de 3,5% na área cultivada e crescimento de 0,7% na produção.
• Milho – A produção total está estimada em 138,3 milhões de toneladas, queda de 1% em relação ao ciclo anterior, em razão da redução da produtividade média, apesar do avanço da área cultivada e da demanda por etanol e exportações.
• Feijão – A produção deve permanecer estável, em 3,1 milhões de toneladas, assegurando o consumo interno.
• Arroz – O setor enfrenta desafios por conta do excesso de oferta em 2024/25, que reduziu os preços. Para amenizar os impactos, o governo federal ampliou linhas de crédito e programas de apoio, como o Contrato de Opção de Venda (COV) e o Arroz da Gente, voltado à agricultura familiar.
Proteínas animais
A produção de carnes também deve alcançar patamares inéditos. A estimativa é de 5,8 milhões de toneladas de carne suína e 15,9 milhões de toneladas de carne de frango, maiores volumes já registrados pela Conab.
Mesmo após o registro de um caso isolado de Influenza Aviária no Rio Grande do Sul, rapidamente controlado, o Brasil mantém-se como principal fornecedor global da proteína de frango.
A expectativa é que as exportações sigam em alta, chegando a 5,4 milhões de toneladas em 2026, com destaque para a carne suína, projetada em 4,3 milhões de toneladas. A carne bovina, após recorde de 11,1 milhões de toneladas em 2024, deve passar por ajuste e atingir 10,6 milhões em 2026.
Crédito rural e políticas públicas
O crédito rural é apontado como pilar para a expansão da agropecuária. O Plano Safra garante juros reais negativos para a produção de alimentos, além de linhas específicas para a agricultura de baixo carbono e recuperação de áreas degradadas.
Nos últimos 20 anos, a produção de grãos cresceu 205,3%, segundo a Conab. “Os dados mostram a confiança dos homens e das mulheres do campo para seguir com a produção. Há investimentos disponíveis, com volume recorde de recursos e condições diferenciadas de crédito”, destacou o presidente da Conab, Edegar Pretto.
Além do estímulo à produção, essas políticas contribuem para a segurança alimentar, a geração de empregos, a redução da fome e o fortalecimento da balança comercial.

Agricultura familiar

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) segue como um dos principais instrumentos de apoio aos pequenos produtores. Apenas em 2025, a modalidade Compra com Doação Simultânea (CDS) registrou R$ 1,89 bilhão em demandas, distribuídos em 5.890 projetos, em 2.115 municípios, envolvendo cerca de 133 mil agricultores familiares — dos quais 80% são mulheres.
Outro destaque é o Programa Arroz da Gente, criado para ampliar a produção do grão por agricultores familiares. A iniciativa prevê crédito com juros reduzidos, assistência técnica, garantia de comercialização e acesso a máquinas e tecnologias adaptadas à pequena produção.

Fonte: Agência Gov | Via Secom

Veja também

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas

45645

Comitê Gestor do IBS e Receita Federal orientam empresas sobre a entrada em vigor de novos tributos

VACINA EM GRAVIDA- FREEPIK

Espírito Santo recebe o primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório para proteger recém-nascidos

{CA66CACA-3C4C-3BAC-B5E5-7EBC56AEDBDE}

Saúde de Alfredo Chaves registra avanços e mais de 90 mil atendimentos em 2025

reunião_comitê (1)

Comitê Integrado vai intensificar operações Força pela Vida em dezembro no Espírito Santo

sau (1)

Servidores do Iases são capacitados para agir em emergências e salvar vidas

Incaper_tilapia_Arquivo (1)

Tilápia capixaba amplia produção e agrega valor ao setor de aquicultura

DJI_0377-1

Nova megaestrutura com capacidade para 35 mil pessoas promete impulsionar o turismo de negócios no Espírito Santo