Brasil caminha para safra recorde de grãos, com 330,3 milhões de toneladas

Publicado em 12/04/2025 às 09:40

Compartilhe

3926495

Foto: Freepik

O Brasil deve alcançar uma safra recorde de grãos na temporada 2024/25, com produção estimada em 330,3 milhões de toneladas, segundo o 7º Levantamento da Safra de Grãos divulgado nesta quinta-feira (10) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O número supera em 32,6 milhões de toneladas o registrado no ciclo anterior e, se confirmado, será o maior da série histórica da instituição.

O desempenho positivo é impulsionado por condições climáticas favoráveis, especialmente nas culturas de primeira safra, além da expansão da área plantada, que deve atingir 81,7 milhões de hectares – um crescimento de 1,7 milhão de hectares em relação ao ciclo 2023/24. A expectativa é de uma recuperação de 8,6% na produtividade média, estimada em 4.045 kg por hectare.

A soja lidera a produção nacional, com projeção de 167,9 milhões de toneladas – 20,1 milhões a mais do que na safra passada. O Centro-Oeste deve alcançar produtividade recorde, com destaque para Mato Grosso, onde a média chega a 3.897 kg/ha, e para Goiás, que ultrapassa os 4.100 kg/ha.

Com o avanço da colheita da soja, o plantio do milho segunda safra está quase concluído. A produção total do cereal, considerando seus três ciclos, está estimada em 124,7 milhões de toneladas – 9 milhões a mais do que na temporada anterior. A segunda safra de milho sozinha deve render 97,9 milhões de toneladas, impulsionada por maior área plantada e produtividade média de 5.794 kg/ha.

Outro destaque é o arroz, cuja colheita já supera 60% da área cultivada. A produção deve crescer 14,7%, atingindo 12,1 milhões de toneladas, com recuperação da produtividade para 7.061 kg/ha. O feijão, por sua vez, também deve apresentar avanço, com aumento de 2,1% na produção, totalizando 3,3 milhões de toneladas nas três safras previstas.

No algodão, a Conab confirma as expectativas de recorde: a área plantada chega a 2,1 milhões de hectares e a colheita de pluma está estimada em 3,9 milhões de toneladas, crescimento de 5,1% frente ao ciclo 2023/24.

Mercado interno e externo

A Conab revisou as projeções de consumo interno de milho para 87 milhões de toneladas. Mesmo com esse aumento, os estoques finais devem se manter confortáveis, estimados em 7,4 milhões de toneladas. Já as exportações do cereal estão projetadas em 34 milhões de toneladas.

Situação semelhante é observada no mercado de algodão, em que o crescimento da produção permite expandir tanto o consumo quanto os estoques de passagem da fibra, sinalizando um cenário positivo para toda a cadeia produtiva.

Fonte: Conab

Veja também

DESTAQUE1

Frente fria derruba temperaturas no ES com chegada da 5ª onda polar

Visita à Escola Viva Florestas de Comida, localizada em Aracruz. Foto_Ilson Nedel

Parque Cultural Casa do Governador inicia implantação de agrofloresta e horta medicinal

WhatsApp Image 2025-07-30 at 17.36.29

Pecuaristas conhecem tecnologias que aumentam bem-estar e produção de leite

corpo_49172_MacShow06082025LucasSCosta4

Ales acompanha destaque da indústria capixaba na 18ª edição da Mec Show

campo de refugiado

MSF denuncia mortes e violência em locais de distribuição de alimentos em Gaza

garafa de cervejas- freepik

Anuário da Cerveja 2025 revela crescimento do setor e aponta mais de 43 mil rótulos registrados no Brasil

corpo_49170_KamylaPassos

Educadores capixabas recebem medalha Renato Pacheco em sessão solene na Ales

exportação-freepik

Com tarifaço, desafio de exportadores é encontrar novos mercados