Brasil alcança 400 mercados abertos para o agronegócio
Publicado em 18/08/2025 às 08:51
Foto: Freepik
O agronegócio brasileiro alcançou um feito histórico: a abertura de mercado de número 400. A conquista permite que o Brasil exporte carne bovina com osso e miúdos bovinos para as Filipinas, país que em 2024 já comprou mais de US$ 1,5 bilhão em produtos agropecuários nacionais.
Entre 2019 e 2022 foram abertos 241 mercados para os produtos do agro. Agora, em apenas dois anos e meio, o Brasil chega à marca de 400 mercados abertos, consolidando-se como fornecedor confiável de alimentos, fibras e energia com qualidade, sanidade e sustentabilidade. Desde 2023, outros 200 mercados já conquistados também tiveram suas condições de acesso ampliadas, aumentando ainda mais as oportunidades para os produtores brasileiros.
Entre as aberturas mais relevantes estão tanto produtos tradicionais quanto novos nichos de mercado: sorgo e gergelim para a China, farinha de aves para a Indonésia, carne bovina para Vietnã e México, carne suína para México e República Dominicana, algodão para o Egito e abacate Hass para o Japão. Ao todo, já são mais de 80 mercados abertos para proteínas animais, mais de 30 para o setor de reciclagem animal e mais de 20 para frutas brasileiras.
No primeiro semestre de 2025, as exportações do agro somaram US$ 82,8 bilhões, resultado em linha com o ano anterior. Os produtos menos tradicionais, que refletem a política de diversificação de destinos, cresceram 21% no acumulado do ano.
A marca dos 400 mercados reforça a posição do Brasil como potência agroalimentar global e cria novas perspectivas para produtores e cooperativas.
Fonte: Mapa