Boatos sobre o fechamento do hospital de Domingos Martins se espalham após afastamento de interventor

Publicado em 21/05/2022 às 11:36

Compartilhe

Boatos-sobre-o-fechamento-do-hospital-de-Domingos-Martins-se-espalham-apos-afastamento-de-interventor

Texto: Julio Huber / Fotos: Julio Huber e Sidney Dalvi

O desembargador Raphael Americano Câmara acatou o pedido dos advogados da Fundação Hospitalar e de Assistência Social de Domingos Martins (Fhasdomar), mantenedora do Hospital e Maternidade Dr. Artur Gerhardt (HMAG), de Domingos Martins, que solicitaram o afastamento do interventor nomeado pelo Ministério Público do Espírito Santo (MP-ES) para gerir a entidade.

Desde maio de 2018, a Fhasdomar já não possui uma diretoria constituída, após a renúncia de todos aos cargos. Desde então, o hospital passou a ser administrado por um interventor nomeado pelo Ministério Público do Espírito Santo (MP-ES). Atualmente, o hospital possui uma dívida milionária com fornecedores, instituições bancárias e com encargos trabalhistas. Além disso, o prejuízo mensal ultrapassa R$ 200 mil.

Os representantes da Fhasdomar escolheram a comissão provisória durante uma assembleia geral

No último dia 9 de março, ocorreu uma assembleia geral com os membros da Fhasdomar, quando os representantes legais da entidade definiram que o hospital será incorporado pelo grupo da Santa Casa de Misericórdia de Vitória. No mesmo dia, foi eleita uma comissão de transição, onde foram escolhidos os representantes para acompanhar a fase de incorporação e a elaboração do contrato junto à Santa Casa.

Na ocasião, foi eleita como presidente da comissão a administradora e empresária Lays Santana, representante da Associação Comercial, Industrial, Agroindustrial e de Serviços de Marechal Floriano (Aciasmaf), e os demais membros eleitos foram o pastor Edivaldo Binow, da Paróquia de Califórnia; João Batista Junqueira, representante do Grupo Espírita Ergue-te e Caminha, e o médico Stênio Maia Teixeira, representante da Loja Maçônica de Marechal Floriano.

Entretanto, em desacordo com o que foi definido pelos membros da Fhasdomar, a promotora de Justiça Noranei Ingle, que também esteve presente na assembleia, pediu à Justiça a nomeação de outro interventor do MP-ES. Desde então, a comissão eleita e o interventor nomeado pelo MP-ES estavam atuando na fase de transição.

A decisão do desembargador Raphael Americano Câmara, proferida essa semana, afasta o interventor, e deixa a comissão eleita em assembleia responder pela Fhasdomar. Na ocasião em que o novo interventor foi nomeado pelo MP-ES – dias após a eleição da comissão provisória – a reportagem do portal Montanhas Capixabas entrou em contato com a assessoria de imprensa do órgão, mas os questionamentos não foram respondidos.

Em uma live realizada pela equipe do portal Montanhas Capixabas, no último dia 6 de abril, o diretor administrativo da Santa Casa de Vitória, Fabrício Gaeede, explicou como será a gestão do HMAG e tirou diversas dúvidas dos moradores. Clique aqui e assista ao conteúdo completo pelo canal do Youtube ou ouça o podcast em áudio do bate-papo.

Fhasdomar emite comunicado tranquilizando a população

Após a informação de que a Justiça afastou o interventor nomeado pelo Ministério Público, começaram a circular em Domingos Martins informações distorcidas à respeito da condução do hospital e sobre a incorporação pela Santa Casa. Diante disso, a diretoria da Fhasdomar emitiu um comunicado oficial à população.

Segundo a nota assinada pela Fhasdomar e a pela HMAG, foram divulgadas falsas informações de que o hospital seria fechado. “É de conhecimento geral que a Fundação vem passando por um momento financeiro muito delicado há alguns anos. No entanto, a Instituição, por seus associados e representantes legitimamente eleitos, vêm levantando as pendências, adotando providências e mantendo em funcionamento os serviços que presta a população martinense e região. Assim, afirmamos que, apesar das dificuldades enfrentadas, o Hospital encontra-se sob atenção e cuidados dos seus gestores e continua em funcionamento sem risco de suspensão de suas atividades”.

A nota também destaca que visando proporcionar uma resolução definitiva dos problemas enfrentados e uma melhoria no serviço de saúde disponibilizado à população da região, “todos os esforços estão sendo empreendidos para que o processo de incorporação da Fhasdomar pela Santa Casa de Misericórdia de Vitória ocorra de forma célere e transparente, atendendo à deliberação da Assembleia da Fundação”.

Entretanto, as entidades destacam que o processo de transição envolve grande complexidade técnica e que exige cuidado e esmero dos envolvidos para que a estabilização e recuperação do hospital seja efetivada. “A Fhasdomar agradece os esforços de todos os que se dispõem a auxiliar na sua manutenção e apoiam todas as ações beneficentes em seu favor, mas solicita a compreensão e cautela para a não propagação de mensagens ou notícias que possam não contribuir com o avanço dos trabalhos desenvolvidos”, finaliza a nota da Fhasdomar.

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral