Biodiversidade brasileira é oportunidade para desenvolvimento de sistemas produtivos sustentáveis

Publicado em 22/06/2023 às 10:37

Compartilhe

14415

Foto: Freepik

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio da Secretaria de Políticas e Programas Estratégicos (SEPPE), defendeu o potencial da biodiversidade brasileira como uma oportunidade para o desenvolvimento de sistemas produtivos sustentáveis e mais integrados, que considerem a segurança hidrica, alimentar e energética. A pasta ministerial participou nesta quarta-feira (21), em São Paulo, do painel sobre a construção de uma superpotência de inovação sustentável, que abriu a Agritech na América do Sul.

“O Brasil tem a oportunidade de ser protagonista, porque tem a maior biodiversidade do planeta”, afirmou a secretária Marcia Barbosa durante o painel de abertura, considerando a agricultura sul-americana no cenário internacional.

A secretária também apresentou as ações recentes de pesquisa, desenvolvimento e inovação em biotecnologia voltada para a agricultura, como os editais que selecionaram projetos para o desenvolvimento de defensivos agrícolas sustentáveis, bioinsumos e fertilizantes. Somados os editais do CNPq e da Finep, foram R$ 72 milhões com essa finalidade. Os projetos estão em fase de contratação.

Marcia também mencionou que a SEPPE é responsável por coordenar a elaboração da Comunicação Nacional do Brasil à Convenção Clima e que entre as atividades está a elaboração do Inventário Nacional de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa. Além disso, disse que deve ser realizado levantamento da biodiversidade brasileira que poderá identificar potenciais ativos para novos insumos biológicos e o planejamento de iniciativas de CT&I voltadas para agricultura de baixo carbono.

“Temos a possibilidade da agricultura baixo carbono, minimizando o uso da água, utilizando insumos menos agressivos, utilização da biotecnologia e potencializando créditos de carbono. É sustentabilidade com sobrevivência”, comentou.

O seminário Agritech se propõe a oferecer uma plataforma para compartilhar as melhores práticas. O foco desta edição é a agenda de  mudanças climáticas e o papel da tecnologia e da inovação para enfrentar os desafios mais prementes enfrentados pelo sistema alimentar da região.

O painel foi moderado pela diretora de Natureza e Sociedade do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), Juliana Lopes, e contou com a participação de diretores de empresas e bancos.

Fonte: MCTI

Veja também

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas

45645

Comitê Gestor do IBS e Receita Federal orientam empresas sobre a entrada em vigor de novos tributos

VACINA EM GRAVIDA- FREEPIK

Espírito Santo recebe o primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório para proteger recém-nascidos

{CA66CACA-3C4C-3BAC-B5E5-7EBC56AEDBDE}

Saúde de Alfredo Chaves registra avanços e mais de 90 mil atendimentos em 2025

reunião_comitê (1)

Comitê Integrado vai intensificar operações Força pela Vida em dezembro no Espírito Santo

sau (1)

Servidores do Iases são capacitados para agir em emergências e salvar vidas

Incaper_tilapia_Arquivo (1)

Tilápia capixaba amplia produção e agrega valor ao setor de aquicultura

DJI_0377-1

Nova megaestrutura com capacidade para 35 mil pessoas promete impulsionar o turismo de negócios no Espírito Santo