Bebê de Venda Nova precisa de doação de medula óssea

Publicado em 30/09/2018 às 12:35

Compartilhe

O pequeno Rafael Belizário da Silva precisa de ajuda para encontrar um doador de medula óssea compatível. A criança, que tem 1 ano e 4 meses, está internada no Hospital Infantil de Vitória, com uma doença rara, chamada aplasia medular, que altera o funcionamento da medula, que é responsável pela produção de sangue. Quando essa produção é comprometida, há alterações e baixas de hemácias, plaquetas e leucócitos.

Há cerca de três meses, os pais da criança, que moram na Vila Betânea, em Venda Nova do Imigrante, começaram a notar várias manchinhas vermelhas em todo o corpo do menininho. Um sintoma que poderia ser uma doença comum em crianças, no entanto, apontou para o grave distúrbio.

A cada dois dias, Rafael precisa receber uma bolsa de sangue para manter em nível seguro a contagem das células sanguíneas. A melhor chance de cura, segundo os médicos, é o transplante de medula. O pai do menininho, Pedro Duarte da Silva, disse que os médicos revelaram que a doença é rara e que nunca tinham visto em uma criança tão jovem.

“Há uma medicação que pode ter bons resultados. Uma criança de sete anos, que está internada no mesmo quarto que o Rafael está usando e melhorando. Mas, como o Rafael é muito pequenininho, os médicos estão receosos em usar o remédio, que é muito forte”.

O pequeno Rafael precisa de um doador de medula compatível

Bebe de Venda Nova precisa de doacao de medula ossea 02A opção, segundo o pai, é o transplante de medula óssea. “Estamos buscando um doador compatível. Todo mundo aqui em casa, parentes, amigos, já fizeram o exame e ninguém tem compatibilidade. Também estão sendo feitas buscas nos bancos de dados. Temos muita fé de que vamos encontrar”.

Achar um doador de medula óssea compatível não é tarefa fácil. Um em cada cem mil. Por isso, quanto mais gente se colocar à disposição, mais fácil fica encontrar alguém que possa doar. E fazer a doação é muito fácil. É só fazer uma coleta normal de sangue.

Solidariedade

O motorista de caminhão, Paulo Loyola, está à frente de uma campanha para encontrar pessoas dispostas a fazer a doação. Segundo ele, várias pessoas abraçaram a iniciativa e estão dispostas a doar. Eles tentam, agora, viabilizar ônibus para a viagem até Vitória ou que o Hemoes envie uma unidade de coleta para Venda Nova.

“Quanto mais gente doar, mais a gente pode salvar vidas. Pode não ser compatível com o Rafael, mas ser com o de outra criança, outro adulto. É tão simples e pode fazer tanta diferença”, diz.

Como doar?

A disponibilidade para a doação de medula óssea pode ser feita em qualquer hemocentro cadastrado no Inca. Em Vitória, é possível doar no Hemoes, que fica em Maruípe, ao lado do Hospital Santa Rita e do Hucam. Após doar o sangue, as informações são remetidas para um banco de dados universal. O local está aberto de domingo a domingo, entre 7h e 18h.

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral