Barragem de Venda Nova do Imigrante funciona dentro da normalidade e notícias de risco de rompimento são falsas

Publicado em 23/01/2020 às 12:50

Compartilhe

As chuvas dos últimos dias nas montanhas capixabas têm causado danos e gerado preocupação na população. Venda Nova do Imigrante não teve ocorrências graves nesse período. Mesmo assim, as autoridades estão atentas e tomando as medidas de prevenção. Um dos locais que recebe atenção especial é a barragem de Alto Bananeiras, que está dentro da normalidade.

Barragem de Venda Nova do Imigrante funciona dentro da normalidade e notícias de risco de rompimento são falsasA barragem abastece o Município e a grande quantidade de chuvas fez seu volume de água aumentar, mas a situação é normal. “Estivemos no local nesta quarta-feira (22) e fizemos análise visual. A barreira de concreto não apresenta nenhum indício de rompimento”, relatou o tenente Willians, da 2ª Companhia de Bombeiros Militar, localizada em Venda Nova.

A vazão de água do reservatório teve aumento, conforme registraram os Bombeiros durante a inspeção desta quarta, mas a situação é esperada. “A vazão está um pouco acima do normal, mas isso é causado pelas chuvas. O indicador de volume registra 60 centímetros em uma escala que chega a 98 centímetros. Seria necessária uma quantidade muito grande de chuva para a capacidade do reservatório se esgotar”, acrescenta o tenente.

A Defesa Civil Municipal esteve com os Bombeiros na inspeção e também verificou que a barragem está dentro do normalidade. “Hoje o cenário é de situação normal, com vazão de água ainda distante de extrapolar o nível de segurança e, mesmo que esse nível suba mais 40 centímetros, a barragem foi feita para suportar”, explica Woelpher Pierângelo Bárbara, coordenador da Defesa Civil em Venda Nova.

Barragem de Venda Nova do Imigrante funciona dentro da normalidade e notícias de risco de rompimento são falsas 2O risco de danos causado pela barragem em eventual emergência é considerado médio. Porém, isso não significa que é média a chance de rompimento. “O nível de dano não é o mesmo que a possibilidade de a barragem se romper. A população precisa compreender isso para não gerar medo sem necessidade”, completa Woelpher.

Técnicos da Cesan também participaram da inspeção. Por meio de nota, a empresa disse que não há risco de rompimento. “A Cesan informa que, na manhã desta quarta-feira, técnicos da empresa, em conjunto com integrantes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, realizaram vistoria na Barragem Alto Bananeiras e constataram que a estrutura da barragem encontra-se em perfeito estado e não há risco de rompimento”, diz a nota na íntegra.

Prevenção e atenção são essenciais

Defesa Civil, Bombeiros, Prefeitura e outras autoridades têm acompanhado de perto a situação das chuvas. Quem precisar de auxílio pode ligar para 193 (Bombeiros) ou para (28) 99919-1389 (Defesa Civil).

Veja também

ginastica es

Festival de Natal reúne ginasta olímpica e alunas do Campeões de Futuro

cats

Saudade

sem homicidios

Onze municípios capixabas estão há mais de um ano sem registrar homicídios

cc4ad094-6cea-4ec1-91f1-242976fc626f

Em Vitória, secretários das Fazendas estaduais reafirmam defesa pela aprovação do PLP 108/2024 ainda em 2025

Mosquito macro photography

Dia D de mobilização contra a dengue e demais arboviroses será neste sábado (06)

uva -freepik

Viticultura está presente em 29 municípios capixabas

WhatsApp Image 2025-12-05 at 09.44.48-1

Incaper orienta sobre uso adequado do paper pot em evento técnico em Rio Bananal

Chuva-neblina-Julio-Huber

Como fica o tempo neste final de semana no ES