Aves em situação de maus-tratos são resgatadas em Castelo
Publicado em 18/06/2025 às 14:01

Foto: Divulgação
Uma ação conjunta do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), da Polícia Civil de Castelo e da Polícia Militar Ambiental resultou no resgate de 69 aves mantidas em condições inadequadas em um criadouro clandestino no município de Castelo, no sul do Espírito Santo. A operação foi realizada após o cumprimento de um mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça, com base em denúncias recebidas.
Do total de aves resgatadas, 18 são de espécies exóticas e foram encaminhadas ao Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (Cereias), em Aracruz. Elas passarão por um período de quarentena antes de serem incluídas no programa Guardião de Fauna, que promove o acolhimento responsável de animais silvestres.
As demais aves, de espécies domésticas e encontradas em situação de maus-tratos, estão sob os cuidados de servidores e colaboradores do Iema. Eles serão responsáveis pelo bem-estar dos animais até que sejam definidos os destinos mais apropriados para cada um, segundo o coordenador de Fauna do instituto, Cosme Valim.
A operação foi desencadeada após uma tentativa anterior de fiscalização ter sido frustrada. Na ocasião, o responsável pelo imóvel impediu a entrada das equipes, o que levou o Iema a elaborar um relatório técnico e solicitar apoio ao Ministério Público Estadual, culminando na autorização judicial para a nova ação.
Além das aves, os agentes apreenderam 199 gaiolas. O criadouro funcionava sem licença e apresentava condições insalubres, caracterizando infração ambiental.
Fonte: Iema/ Texto: Maria Jullya Carvalho