Aumento da população em situação de rua em Venda Nova é discutido em reunião

Publicado em 13/10/2019 às 12:28

Compartilhe

Nesta terça-feira (08) foi realizada uma reunião na Prefeitura de Venda Nova do Imigrante para tratar sobre o aumento de pessoas em situação de rua no município. Na ocasião estiveram presentes representantes da Polícia Militar e dos Poderes Executivo e Legislativo municipal. A pauta foi amplamente discutida com o objetivo de buscar soluções e ações que possam amenizar os transtornos causados na rotina da cidade.

O município de Venda Nova, como observou o cabo Passon, se mostra propício para o fluxo constante de andarilhos. O fato de ser cortado pela BR 262 é o principal motivo. Além disso, o policial ainda destacou a segurança e o fato de a população ter o costume de dar esmolas e comida, favorecendo a permanência na cidade. Na ocasião, também foram relatados como é o trabalho diário da polícia, as dificuldades e alguns casos específicos de moradores de rua.

Os servidores do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), também expuseram como é desenvolvido o trabalho com a população em situação de rua. Segundo a assistente social do Creas, Sílvia Louzada Duarte, o órgão oferece o atendimento no próprio equipamento e também nas abordagens de rua. Dependendo da demanda, são realizados encaminhamentos para a rede de serviços do município e oferecidos passagens, kit higiene e marmitex. Para os que não desejam sair da cidade, são feitas orientações para que mantenham o ambiente limpo e sem perturbação à ordem pública.

“A orientação é que quando for abordado por pessoas em situação de rua, evite dar esmolas, pois assim, está contribuindo com a manutenção da pessoa naquela situação. As pessoas podem ligar ou encaminhá-lo à nossa sede para receber atendimento”, explicou Silvia.

A assistente social ainda destacou que a decisão de ir embora tem que ser da pessoa em situação de rua, que tem o direito de ir e vir, como qualquer outro cidadão, garantido pela Constituição Federal. Durante a reunião, os policiais militares e os servidores do Creas, órgão ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social, acordaram de intensificar as abordagens nas ruas, reforçando a importância de desenvolver ações em conjunto.

{loadmodule mod_custom,Banner AdSense – Lateral 2}

O prefeito Paulinho Mineti demonstrou determinação em buscar alternativas para amenizar os transtornos. “Fica claro para nós a necessidade de realizarmos ações integradas envolvendo o poder público, polícia, comerciantes e toda a população. Só com o empenho de todos conseguiremos resultados. Vamos estudar formas de melhorar essa realidade em nosso município”, disse.

A reunião, que foi realizada na Prefeitura, contou com a presença do prefeito Paulinho Mineti; da secretária municipal de Assistência Social, Fabíola Falqueto; do coordenador e da assistente social do Creas, Edson Rodrigues e Silvia Louzada Duarte; dos policiais militares, Patrick Passon e Antônio Selva; do coordenador da Defesa Civil Municipal, Woelpher Pierângelo de Freitas Bárbara; do presidente da Câmara Municipal, Francisco Carlos Foletto e dos vereadores Sávio Filete, Marco Grillo, Tiago Altoé e Gilberto Bravim Zanoli.

Creas já realizou 531 atendimentos à pessoas em situação de rua em 2019

Segundo dados do Creas, só no ano de 2019 foram realizados 531 atendimentos à pessoas em situação de rua. Durante o atendimento, é realizado um cadastro para registro da condição situacional com informações sobre local de origem, tempo de permanência no município, situação familiar, de onde está vindo e qual o destino, entre outros.

No mês de setembro deste ano, por exemplo, foram fornecidas 40 passagens. Para evitar abusos, o benefício da passagem é oferecido uma vez a cada seis meses, já que é comum algumas pessoas em situação de rua retornarem para o município.

O Creas está localizado avenida Elizabeth Perim, s/n – Bairro São Pedro, próximo à casa da Cultura. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 08h às 11h e das 13h às 16h. Telefones: (28) 3546-3119 / (28) 3546-3504 / (28) 99927-4158.

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral