Aulas online são a nova realidade de alunos e professores durante a pandemia da Covid-19

Publicado em 20/05/2020 às 16:44

Compartilhe

A pandemia do coronavírus (Covid-19) está exigindo mudanças, criatividade e inovação de vários setores da sociedade. Há mais de dois meses com aulas presenciais suspensas, instituições de ensino público e privadas estão se reinventando e a cada dia descobrindo formas e ferramentas para auxiliar na construção do conhecimento mesmo com o distanciamento social.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) de Venda Nova do Imigrante irá iniciar na próxima segunda-feira (25), as atividades pedagógicas não presenciais. Todos os alunos terão acesso ao plano quinzenal de atividades, bem como aos materiais necessários para execução das atividades pedagógicas não presenciais, em até 48 horas antes do início das mesmas.

As informações sobre as atividades pedagógicas não presenciais serão disponibilizadas aos estudantes pelo site da instituição e mídias oficiais (Instagram e Facebook do Campus), bem como pelo e-mail cadastrado no ato de matrícula. Aos alunos sem acesso à internet, o contato será feito via telefone, e será estabelecido um protocolo para traçar a melhor forma de acesso ao material físico que permita o acompanhamento das atividades.

Também em Venda Nova do Imigrante, a Faculdade Faveni já vem adotando novas alternativas para manter a rotina de estudos. As novidades têm sido aprovadas pela comunidade escolar. Para Eliane Stédile, professora de Psicologia nos cursos de Direito, Enfermagem e Pedagogia, a satisfação supera as dificuldades.

“Estamos utilizando diversas tecnologias: o Telegram com um Canal da disciplina, uma Sala de Aula Virtual, com chat para debate, além do próprio WhatsApp, onde o grupo tira dúvidas rápidas com o professor. Baixamos também o Apowersoft, um programa com ferramenta de captação da tela do computador, formando vídeos e promovendo na íntegra a modalidade de ensino mais praticada em todo o mundo, a didática audiovisual, além do uso das metodologias-ativas da famosa ‘sala de aula invertida’, na qual o aluno vem para a aula não para pegar o conteúdo, mas para debater o que já estudou, do material enviado pelo professor”, relata a docente.

O sucesso dessa nova experiência é devido à dedicação de todo o corpo docente e equipes de liderança da instituição; união essa que está sendo aprovadas pelos estudantes. “As aulas na modalidade online estão sendo bem proveitosas! Todo material é disponibilizado aos alunos com antecedência. Além disso, os vídeos elaborados para explicação da matéria auxiliam muito na fixação do conteúdo, juntamente com o chat na qual podemos tirar as dúvidas a qualquer momento”, resume aluna do 1º período de Direito, Isabelle Falqueto Zardo.

Assim como a rede particular, as escolas públicas estaduais também seguem buscando inovar e manter de certa forma o processo de aprendizagem. O primeiro mês do Programa EscoLAR, desenvolvido pelo Governo do Estado, encerra com o engajamento de 70% dos alunos da Rede Estadual à plataforma Google Sala de Aula. Os dados do monitoramento mostram que mais de 165 mil alunos estão acessando a plataforma, que funciona como uma sala de aula virtual e permite o contato diário com os professores.

O EscoLAR consiste na oferta de atividades pedagógicas não presenciais a mais de 230 mil estudantes. O programa engloba a transmissão de teleaulas pela TV, o acesso patrocinado do Governo do Estado ao Google Sala de Aula, além de outras formas de integração escola-família e aluno e professor. Apesar de não contar como dia letivo, proporciona a continuidade do acesso aos conteúdos.

Veja também

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas

Messy wires attached to the electric pole, the chaos of cables and wires on an electric pole in Bangkok, Thailand, concept of electricity

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas

fogos de artificio

Governo do ES regulamenta lei que proíbe fabricação e queima fogos de artifício ruidosos

palácio Anchieta Natal

Governo do Estado inaugura ‘Natal nos Jardins do Palácio Anchieta’

coluna de arte cronica e poesia

A verdade nua e crua

assistencia social

Estado lança edital para repasse de recursos financeiros para entidades de Assistência Social

Polícia grappling

PMES promove o I Simpósio Estadual de Grappling Policial