Atraso na colheita de café do Brasil impacta embarques da nova safra

Publicado em 25/06/2022 às 06:05

Compartilhe

Man worker collecting holding coffee beans harvesting fresh soft

Foto: Freepik

A colheita de café do Brasil na safra 2022/23 atingiu 35% do total estimado até o dia 21 de junho, apresentando um atraso em relação à média histórica para a época. Esse atraso pode afetar o ritmo das exportações brasileiras nos primeiros meses da nova temporada, conforme apontou a consultoria Safras & Mercado nesta quinta-feira (23).

De acordo com a consultoria, o atraso na colheita se deve à maturação irregular, à falta de mão de obra e a uma produção maior do que a do ano passado. Em 2021, o maior produtor e exportador mundial de café havia colhido cerca de 40% da safra até a mesma data, enquanto a média histórica dos últimos cinco anos é de 44%.

A colheita avançou sete pontos percentuais em comparação com a semana anterior, conforme os dados da Safras, mas esse progresso ainda não foi suficiente para compensar o atraso, o que mantém os preços elevados para embarques imediatos e pode restringir o escoamento do produto.

Gil Barabach, consultor da Safras, comentou à Reuters que “esse atraso já tem uma implicação de curto prazo, com preços mais altos, especialmente para cafés do grupo 1 de exportação, como bebida boa, bebida fina e cerejas, que estão valorizados nos embarques imediatos, devido ao atraso na colheita”. A saca de 60 kg de café bebida dura para melhor, negociada em São Paulo, registra uma alta de 9% no acumulado do mês, cotada a R$ 1.388,80, de acordo com o indicador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Embora o atraso nos embarques possa impactar os primeiros meses da exportação, Barabach acredita que, se o ritmo da colheita melhorar nas próximas semanas, o efeito negativo do atraso poderá ser amenizado.

Até o dia 22 de junho, os embarques de café do Brasil somaram 1,156 milhão de sacas, um aumento em relação às 859,5 mil sacas enviadas até a mesma data do mês anterior, conforme dados da autoridade aduaneira brasileira compilados pelo Conselho dos Exportadores de Café (Cecafé).

A consultoria Safras também mencionou a redução na oferta de café da Colômbia, o que tem sustentado o mercado no curto prazo, além dos estoques de café certificados na bolsa de Nova York estarem nos menores níveis em 22 anos.

“Muito disso se deve à menor produção na Colômbia e à busca por alternativas externas, somado ao atraso nos embarques do Brasil, criando esse ambiente”, afirmou o consultor, acrescentando que uma postura mais proativa dos produtores poderia ajudar a melhorar a oferta. “O produtor está retendo o café, apostando na alta dos preços no curto prazo, o que contribui para o fluxo mais restrito no início da safra”, destacou.

ARÁBICA E CONILON – A consultoria Safras informou que o atraso na colheita se deve à maturação irregular, à falta de mão de obra, especialmente para o café conilon, e a um volume maior de produção em relação ao ano passado.

Em termos de volumes colhidos, a Safras estima que foram recolhidas mais de 21 milhões de sacas até o dia 21 de junho, com base na previsão de produção total de 61,1 milhões de sacas de 60 quilos.

A colheita de grãos arábica, que representa a maior parte da produção brasileira, atingiu 26% da previsão, ligeiramente abaixo dos 27% do ano passado, e bem abaixo da média de 35% registrada nos últimos cinco anos para o período.

No dia anterior, a Cooxupé, a maior cooperativa de café do Brasil, que opera exclusivamente com arábica nas regiões Sul e Cerrado de Minas Gerais e parte de São Paulo, divulgou que o ritmo da colheita neste ano é o mais lento desde 2018 para esta época.

A colheita de grãos conilon/robusta, por sua vez, atingiu 50% da previsão, ainda abaixo dos 63% registrados no ano passado e dos 66% da média do período entre 2017 e 2021, conforme a consultoria.

Veja também

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral

2151803588

O fascínio por personagens animados na cultura brasileira

WhatsApp Image 2026-02-20 at 15.12.42

Comissário de bordo que mora em Dubai é preso em Marechal Floriano após incendiar casa de ex-companheiro