Artesanato alemão vira patrimônio e gera renda em Marechal Floriano

Publicado em 10/03/2017 às 12:49

Compartilhe

As conhecidas festas típicas e danças culturais de Marechal Floriano ganharam, há cerca de três anos, uma companhia na manutenção das raízes culturais da cidade. A pintura Bauermalerei, típico artesanato rústico alemão, chegou em 2014 e já conta com mais de 40 pintores. E até gerando renda. A arte, inclusive, foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial de Marechal Floriano.

O professor especialista na técnica e responsável pela primeira turma de alunos, Rogério Brambilla, conta que a pintura Bauer chegou a Domingos Martins, primeiramente, sendo trazida por uma professora à Marechal Floriano. Foi com ela que ele aprendeu, se aperfeiçoou e decidiu passar o conhecimento à diante, abrindo turmas no distrito de Santa Maria.

“A ideia sempre foi propagar a cultura alemã, nossa raiz, às famílias. Mais do que aprender a pintar, gostaria que elas levassem essa arte ao seu dia a dia, resgatando os costumes dos nossos colonizadores”, explicou.

As turmas do professor Rogério são formadas com cerca de 12 alunos, que se reúnem uma vez por semana, por duas horas consecutivas. Ele destaca que a técnica é passada em dez aulas, sendo as cinco primeiras de teoria e instrução, e o restante de produção. “As peças são comercializadas, o que também se torna uma oportunidade de renda para quem participa”, disse.

O grupo de pintores de Marechal Floriano já participou de vários eventos, como a Noite Alemã e a feira ArtSanto, além de ter suas peças expostas na Áustria e Dinamarca. Recentemente, a prática foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial de Marechal Floriano, através da Lei Municipal 1.769/2016.

“A pintura Bauer essencial para o município, uma vez que resgata e contribui para a preservação da cultura alemã”, destacou a secretaria de Turismo e Cultura de Marechal Floriano, Maria Goretti Gerardt.

A próxima turma de pintura Bauer terá início no dia 20 de março e as vagas já foram preenchidas. Ainda não há data para novo curso.

Em entrevista ao Montanhas Capixabas, o prefeito Cacau Lorenzoni apontou que as áreas de cultura e lazer tem grande importância para o município e que vai trabalhar para fortalecer a divulgação dos atrativos de Marechal.

Bauernmalerei

O Bauer, que significa “pintura campestre”, se caracteriza pelas pinceladas livres e espessas de temas florais e animais, com traços de branco e fundo patinado. A técnica era inicialmente empregada para aprimorar, a partir do reaproveitamento artesanal de objetos metálicos ou de madeira, o ambiente do lar durante os longos períodos de guerra à que a Europa foi submetida até o século XX. Nos dias de hoje, ela é bastante difundida em todo o mundo graças à sua aura campestre e romântica.

[zt_gallery dir=”../images/materias/2017-03/bauer” width=”800″ height=”600″ thumbwidth=”135″ thumbheight=”101″][/zt_gallery]

Veja também

corpo_50018_Deputado-Toninho-da-Emater--Comissao-de-Cultura--17062025LucasSCostaa

Projeto autoriza criação de Carteira Estadual de Docente no ES

NFF_VIANA_001_page-0001

Sefaz leva orientações sobre a Nota Fiscal Fácil a produtores rurais em Santa Maria de Jetibá e Viana

Alunos do Instituto Cultural das Montanhas. Foto Alexsandra Victório

Instituto Cultural das Montanhas celebra o natal com concertos na região serrana do ES

0e57b858-0cc5-4091-b760-a391da02e262

Brasil celebra abertura de mais de 500 novos mercados agropecuários entre 2023 e 2025

DIVULGAÇÃO- INCAPER

Incaper desenvolve substrato sustentável que reduz custo de mudas de maracujá no ES

Imagem do WhatsApp de 2025-12-15 à(s) 22.31.33_15f8f92c

Escritora de Marechal Floriano vence concurso literário nacional

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas