Arquivo Público recebe exposição sobre os 150 anos da imigração italiana

Publicado em 11/12/2024 às 08:09

Compartilhe

Ilustração_Expo_italiana (2) (1) (1)

A exposição “Do Passado ao Horizonte, 150 Anos de Travessias” será aberta no Arquivo Público do Espírito Santo (APEES), nesta quarta-feira (11), às 16h. Este será o último local que receberá a Mostra, após ter percorrido 0 diferentes cidades do Estado no decorrer do ano. As visitas poderão ser feitas das 10h às 17h, de segunda a sexta-feira, até o dia 11 de janeiro, na sede da instituição, no Centro de Vitória.

De acordo com diretor-geral do APEES, Cilmar Franceschetto, a exposição é baseada em diferentes períodos históricos, com roteiro cronológico, de caráter didático e com preocupação em sua representação artística . “Trata-se de uma abordagem de conteúdo histórico mas que também é emocionante, especialmente para os descendentes que terão a oportunidade de reviver o que ouviram dos seus familiares”.

A Mostra é dividida em quatro tempos distribuídos em 20 lâminas de tecido que retratam as motivações da emigração dentro do processo de Unificação Italiana, a viagem dos migrantes, o contato com o Novo Mundo e as perspectivas de futuro. A organização é da Comunità Italiana, em parceria com o APEES e a Secretaria da Cultura (Secult), com recursos da Lei de Incentivo à Cultura (LICC) e do Grupo Águia Branca.

Momentos históricos

O processo imigratório italiano em massa para o Brasil se iniciou em fevereiro de 1874 com a chegada da Expedição Tabacchi à baía de Vitória. O Brasil é atualmente o segundo país com o maior número de descendentes de italianos do mundo, cerca de 30 milhões, e o Espírito Santo foi o principal local de entrada.

A migração foi o resultado de um processo mais longo de Unificação Italiana, concluído em 1871. Antes disso, a Península Itálica era formada por reinos, ducados, repúblicas, principados e cidades, cada um com suas leis, moedas, tradições, dialetos e costumes.

Durante e após os conflitos, a fome e a pobreza, juntamente com a falta de trabalho, desencadearam um intenso processo de migração dentro do território e fluxos para outros países, principalmente Estados Unidos, Brasil e Argentina. O contexto histórico pós-unificação era de crise e desagregação, tanto nos campos quanto nas cidades. Como em toda zona de tensão militar, os movimentos populacionais, com fugitivos, refugiados e combatentes, eram constantes em toda a Itália.

Fonte: Assessoria de Comunicação do APEES

Veja também

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral

2151803588

O fascínio por personagens animados na cultura brasileira

WhatsApp Image 2026-02-20 at 15.12.42

Comissário de bordo que mora em Dubai é preso em Marechal Floriano após incendiar casa de ex-companheiro