Arquivo Público do Estado vai digitalizar documentos de imigrantes

Publicado em 26/08/2018 às 11:13

Compartilhe

A preservação da história do Espírito Santo com a ajuda da digitalização está prestes a aumentar. O Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES) pretende, em até dois anos, digitalizar e disponibilizar em seu site cerca de 2,5 milhões de documentos de imigrantes que chegaram ao Estado no passado.

Serão documentos como certidões, prontuários, identidades e lista de imigrantes e passageiros. O diretor geral do Arquivo Público, Cilmar Franceschetto, falou sobre a importância da iniciativa. “A digitalização é um passo importante nessa questão da documentação, no sentido de proteger os originais e também do acesso da população. Com a digitalização, a gente tem grandes possibilidades de alcançar de maneira geral”, destacou Cilmar.

Ele também contou que todo o processo de digitalização dos documentos terá a parceria voluntária da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, também conhecida como Igreja Mórmon. Uma equipe da instituição ficará responsável pela organização dos documentos, limpeza e digitalização.

Após este processo, os documentos digitalizados irão para a sede da igreja nos Estados Unidos, que está produzindo um trabalho genealógico. Segundo o diretor, toda documentação que está envolvida no projeto já foi aprovada pelo Estado.

Arquivo Publico do Estado vai digitalizar documentos de imigrantes 2

“Será feita a digitalização de todo esse material e semanalmente será enviado para os Estados Unidos, onde serão realizadas auditorias para verificar se a digitalização foi bem feita ou se teve alguém erro. Se aprovado, eles enviam um cópia para nós, onde deixaremos disponibilizada, de forma gratuita, no nosso site (www.ape.es.gov.br) e também no site da igreja nos Estados Unidos”, detalha o representante do Arquivo Público.

Para que o projeto se tornasse realidade, Cilmar foi até a cidade de Salt Lake City, em Utah, nos Estados Unidos, para conhecer as instalações da Igreja Mórmon, parceira do projeto. Ele esteve acompanhado pelo coordenador da Family Search, que é o centro de pesquisa genealógica da Igreja Mórmon no Brasil, Mário Silva, e pelo coordenador da igreja para a América Latina, Don Harris.

ACESSO GRATUITO – Posteriormente a toda digitalização, Cilmar conta que os documentos estarão disponíveis de forma gratuita no site. “Cada documento que estará disponibilizado no nosso site terá um voluntário que acessará aquelas informações e digitará aqueles nomes escritos à mão. Depois, a pessoa poderá fazer a busca pelo nome em nosso sistema de forma gratuita”, finaliza Cilmar.

Veja também

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral

2151803588

O fascínio por personagens animados na cultura brasileira

WhatsApp Image 2026-02-20 at 15.12.42

Comissário de bordo que mora em Dubai é preso em Marechal Floriano após incendiar casa de ex-companheiro