Após explosão de barragem, Ucrânia emite alerta de risco de inundação

Publicado em 06/06/2023 às 09:16

Compartilhe

20703263

Foto: Freepik

A explosão da barragem de uma usina hidrelétrica da Ucrânia nesta terça-feira (6) preocupa autoridades, que alertam para possíveis inundações na região sul do país.

Situada em uma área de disputa territorial controlada atualmente pela Rússia, a destruição da barragem de Nova Kakhovka, na região de Kherson, pode afetar diretamente até 22 mil pessoas, segundo a agência estatal RIA. O governo da Ucrânia aponta para inundação de cerca de 80 povoados. 

Em meio a uma troca de acusações sobre a autoria do ataque entre os dois países em conflito, o nível da água já subiu 5 metros depois da explosão. Moradores da região do Rio Dnipro foram orientados pelo governo a deixar suas casas com urgência.

O chefe da região de Kherson alertou que a água pode atingir níveis críticos nas próximas horas.

Construída em 1956, a barragem possui um reservatório de 18 km³ e fornece água para a península da Crimeia e para a usina nuclear de Zaporizhzhia.

Fonte: Portal IG

 

Veja também

carreta da saude

Carretas de saúde do Agora Tem Especialistas já levaram atendimento especializado para 100 municípios de todo o Brasil

viva mais brasil

Saúde lança Viva Mais Brasil com R$ 340 mi para a promoção da saúde

28 jacutingas inma

Instituto Nacional da Mata Atlântica registra 28 jacutingas nascidas em cativeiro e prepara reintrodução da espécie

Man by the bus. Guy with mobile phone.

Dados do transporte terrestre indicam mudanças no fluxo de passageiros no Espírito Santo

drogas prontas para venda em mf

Dois homens são presos com drogas prontas para venda em Marechal Floriano

projeto rio doce

Ufes lidera projeto federal para recuperar solos e reabilitar a bacia do Rio Doce

nova espécie de cipó em ST

Cientistas descobrem nova espécie de cipó na Mata Atlântica de Santa Teresa (ES)

comitiva mouraes no estradao

Comitiva Muares no Estradão chega a Ibatiba neste fim de semana