Após dias de sol forte, frente fria e chuva chegam às montanhas do Estado
Publicado em 05/09/2019 às 11:12
Com os termômetros marcando 21 graus os municípios de Marechal Floriano e Domingos Martins, Região Serrana do Estado, amanheceram com chuva fina, podendo atingir até a 0,6 milímetros durante todo o dia desta quinta-feira (05). Os ventos procedentes do lado Sul também são fracos.
Após alguns dias de sol aberto nos dois municípios, a chuva fina que iniciou a nesta madrugada surpreendeu os moradores e principalmente os agricultores que chegam cedo às áreas de cultivo de hortaliças principalmente. Na atualidade se inicia também a colheita do café, que praticamente paralisa com este tempo.
O técnico do Incaper de Marechal Floriano, Ubaldino Saraiva, argumenta que o grão do café já amadurecido sofre fermentação com as chuvas como ocorre na atualidade e determinam prejuízos aos cafeicultores conforme o período. “Nesses casos a qualidade do café arábica bebida fica difícil de ser mantida”.
Já as chuvas iniciais como hoje e possivelmente até o fim de semana, não deverão determinar prejuízos às hortaliças cultivadas na região, e sim, segundo Ubaldino Saraiva, promovem mais o desenvolvimento e a qualidade. “Vamos aguardar para ver até quando choverá”.
O lavrador Carmelino Entringer, de Marechal Floriano, acredita que o tempo não sacrificará o seu cultivo que é na maioria formado por canteiros de folhosas, temperos verdes e verduras. “A chuva está apenas iniciando e não temos nada a reclamar do tempo com sol até ontem e hoje esses chuviscos que vieram em boa hora”, disse.