Após 5 anos, Blumenfest está de volta em Domingos Martins

Publicado em 15/10/2025 às 08:11

Compartilhe

capa

Texto: Bruno Caetano / Fotos: Julio Huber

Domingos Martins volta a se colorir com uma das celebrações mais tradicionais da região serrana. A 23ª edição da Blumenfest – Festa das Flores, será realizada de 17 a 19 de outubro, na Praça Dr. Arthur Gerhardt, no centro da cidade, após ficar cinco anos sem ser realizada. O evento, que já faz parte do calendário cultural do município, reúne exposições de orquídeas, bonsais, pinturas e fotografias.

A abertura oficial está marcada para sexta-feira (17), às 19h, e a programação segue até domingo (19). Entre as atrações, está a XXII Exposição de Orquídeas, organizada pelo Núcleo de Orquidófilos de Domingos Martins e Marechal Floriano (NODMMF), em parceria com a Sociedade Espírito-Santense de Orquidofilia (SEO).

Cerca de mil plantas estarão expostas, entre orquídeas e bromélias, incluindo espécies nativas e híbridas. Além disso, a programação inclui ainda estandes música ao vivo, venda de flores, plantas ornamentais e artesanatos locais, oferecendo aos visitantes a chance de levar um pedaço da festa para casa.

De acordo com o presidente do núcleo, Leoderio Velten, o evento busca valorizar a biodiversidade local e o trabalho dos produtores. “Vamos apresentar várias espécies da Cattleya warneri e Cattleya schilleriana, com suas variações e híbridos naturais. O espaço foi preparado para lembrar o ambiente natural dessas plantas”, explicou.

Além das orquídeas, a programação inclui mostra de bonsais, exposição de pintura Bauernmalerei, com obras que retratam elementos do campo, e exposição fotográfica da AMOAVES (Associação Martinense de Observadores de Aves), com registros da fauna e flora da região.

Além de ser um espetáculo visual, a Blumenfest tem forte significado cultural e econômico. Segundo o gerente de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Domingos Martins, Werner Bruske, o evento representa um reencontro da comunidade com suas tradições.

“É uma festa que a comunidade vê com muito carinho, pois o cultivo de flores sempre esteve presente na cultura local, especialmente entre as famílias de origem alemã. Além disso, o evento movimenta o comércio, atrai visitantes e fortalece pequenos produtores e artesãos. Após alguns anos sem ser realizada, é muito importante resgatar essa tradição que valoriza nossa identidade e gera renda para o município”, afirmou.

Serviço

  • 23ª Blumenfest – Festa das Flores
  • Quando: 17 a 19 de outubro
  • Horário: sexta-feira (19h às 22h); sábado (9h às 22h) e domingo (9h às 18h)
  • Abertura: sexta-feira (17), às 19h
  • Onde: Praça Dr. Arthur Gerhardt – Centro, Domingos Martins
  • Entrada: gratuita
  • PROGRAMAÇÃO MUSICAL (Sábado)
  • 14h30 às 16h30: Rock com os moços
  • 17h às 19h: chorinho com Samba Choro
  • 19h30 às 22h: Jazz com Alexandre Borges Quinteto

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral