Amoaves observa mais de 80 aves em Domingos Martins

Publicado em 06/10/2017 às 15:15

Compartilhe

A recentemente criada Associação Martinense de Observadores de Aves (Amoaves) realizou, no último dia 1º de outubro, em Domingos Martins, a 1ª Passarinhada da Amoaves. O encontro reuniu 14 dos 13 membros do grupo, que puderam trocar experiências e registrar aves através de som e fotografia.

A concentração aconteceu na Praça Dr. Arthur Gerhardt, em Campinho, de onde o grupo partiu com o roteiro já programado. Primeiro os participantes foram até o entorno da Reserva Roberto Kautsky, pelo loteamento Vivendas do Imperador.

Na sequência, seguiram para a localidade de Chapéu, onde puderam observar variadas aves nas proximidades da Pousada Opashaus e Restaurante e Pousada Delicias da Tilápia.   

amoaves observa passaros em domingos martins 2

Presidente do grupo, Roberto de Oliveira Silva, conta que durante a atividade de avistamento e audição cerca de 80 espécies foram visualizadas, sendo 42 delas fotografadas. “Fotografamos o Tiê sangue – uma ave de rara beleza e que somente em Chapéu conseguimos ainda ver no nosso Município -, a irauna grande, o trinca ferro – um pássaro de canto sublime -, a maria preta de penacho, o gavião de cauda curta e de rabo branco, a maria cavaleira de rabo enferrujado, o pica-pau bufador, o alegrinho, o formigueiro da serra, o abre asas de cabeça cinza, a saracura sana, e outras espécies”, disse Roberto.

Outra participante do grupo, Renata Matheus, falou sobre a experiência que foi a atividade. “Fiquei muito grata pelo dia agradável, pela oportunidade de registrar novas espécies e pelas pessoas maravilhosas que tive o prazer de conhecer. E também agradeço aos que proporcionaram este dia especial para o meu filho, cuidando, ensinando e compartilhando momentos maravilhosos”, lembrou a observadora.

Também participaram da 1ª Passarinhada da Amoaves, o vice-presidente da entidade, Leoderio Velten, e os observadores José Nilo Machado Farias, Valter Braun, Andrea Faria, João Andrade, Renata Matheus, Guilherme Braun, Luiz Claudio Effigen, Carlos Pandolpho, Joana Pandolpho, Gilson da Luz e Tainá Klipell.

Veja também

oplus_32

Desfile cívico celebra legado de Domingos José Martins em Domingos Martins

Organic peppercorn or pink pepper in iron scoop on black slate stone background

Produtora de São Mateus prepara lançamento inédito no Brasil com apoio do Sebrae

Ripe and hull corn on pile prepared for transportation. In background is truck.

Conab contrata frete para remoção de 2,5 mil toneladas de milho

proxima edicao connection

Próxima edição do Connection Terroirs do Brasil já está sendo planejada

Procon ES

Procon-ES realiza Mutirão de Negociação de Dívidas com condições exclusivas a partir de segunda-feira (16)

Feira dos Municípios

Governo do Estado realiza o lançamento oficial da Feira dos Municípios 2025

saude no es

Governo inaugura novo serviço de oftalmologia e oferta de cirurgias vasculares no norte capixaba

orcamento 2026

Governo do Estado realiza Audiências Públicas para elaboração do Orçamento 2026