Alunos participam do Projeto Osterbaum na EMEF Professor Nicolau Kröhling em Marechal Floriano

Publicado em 01/04/2018 às 11:10

Compartilhe

Alunos do 5º ano do Ensino Fundamental participaram do “Projeto Osterbaum”, desenvolvido na EMEF Professor Nicolau Kröhling, em Santa Maria de Marechal, distrito de Marechal Floriano colonizado por alemães.

O projeto começou a ser desenvolvido no ano passado, pela professora Andrezza Mill Borgo, que vem trabalhando com os alunos o resgate das tradições dos colonizadores e imigrantes.

Alunos participam do Projeto Osterbaum na EMEF Professor Nicolau Krohling em Marechal Floriano 2Osterbaum é a Árvore da Páscoa, muito tradicional na Alemanha e regiões vizinhas. A árvore também é montada em algumas cidades brasileiras em que predomina a cultura alemã, mantida viva pelos descendentes germânicos. Esse é o caso de Pomerode (SC), onde é feita a maior Osterbaum do mundo.

Desde o início deste mês de março, os 26 alunos do 5º ano estão recebendo informações sobre a Osterbaum, como a história da árvore e o seu significado. A Osterbaum é montada com galhos secos, que representam o sofrimento e o martírio de Jesus. Em seus galhos, são colocados, principalmente, ovinhos (que podem ser de casquinhas verdadeiras, ou não), além de flores, passarinhos, coelhinhos, pintinhos, fitas coloridas e outros enfeites, que representam a vida, o renascimento e a Ressurreição de Jesus.

Alunos participam do Projeto Osterbaum na EMEF Professor Nicolau Krohling em Marechal Floriano 3Com este projeto, a professora trabalha a integração de disciplinas como História, Arte e Língua Portuguesa, além da Língua, da cultura e das tradições alemãs.

Os alunos pintaram os ovos – feitos em MDF – e produziram coelhinhos com casquinhas de ovos de verdade. Eles também ajudaram na produção de um mural, com desejos de Páscoa. A diretora Nicinha aprecia tanto a Osterbaum que a árvore é montada ao lado da porta da sala da Direção.

A Secretaria de Educação e Esportes apoia projetos como este, que visam o resgate da cultura e das tradições presentes no município de Marechal Floriano.

Veja também

motos apreendidas

Polícia Militar apreende 36 motos adulteradas em Marechal Floriano e Domingos Martins

Imagem do WhatsApp de 2025-07-13 à(s) 10.15.53_dc4afd8a

Domingos Martins terá oficina inédita de pintura Bauernmalerei

Convento-Vila-Velha-Yuri-Barichivich

Linha de crédito para turismo no ES oferece até R$ 300 mil com juros baixos

29.05.2024 - Espírito Santo está entre os três estados com maior taxa de alfabetização do país (2)

Espírito Santo mantém desempenho estável na alfabetização e reforça compromisso com a leitura na idade certa

Young Asia lady nurse giving Covid-19 or flu antivirus vaccine shot to senior male patient wear face mask protection from virus disease at health clinic or hospital office. Vaccination concept.

Espírito Santo tem segunda melhor cobertura vacinal da gripe do País

WhatsApp Image 2025-07-09 at 16.02.35

Programa Estado Presente publica Anuário Estadual da Segurança Pública 2025

ARTE LOGO FUNDO CIDADES -1

Governo já garantiu mais de R$ 400 milhões para municípios capixabas se tornarem resilientes aos efeitos extremos do clima

Breakfast table in Brazil, with semi-cured cheese and accessories, selective focus.

Queijos capixabas conquistam medalhas de ouro no VIII Prêmio Queijo Brasil