Alfredo Chaves inicia nova etapa de pesquisa nacional sobre maruim
Publicado em 11/08/2025 às 08:54
Foto: Dirceu Cetto
Alfredo Chaves se prepara para receber, mais uma fase da pesquisa científica nacional sobre o Culicoides (maruim), inseto transmissor da Febre Oropouche. A ação é fruto de uma parceria entre o Ministério da Saúde, a Secretaria da Saúde do Espírito Santo (Sesa), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Embrapa e a Prefeitura de Alfredo Chaves.
O município foi selecionado devido à relevância epidemiológica constatada durante o recente surto da doença. Na primeira fase do estudo, foram identificadas metodologias eficazes para o controle do maruim em áreas selecionadas. Agora, o objetivo é validar essas técnicas em campo e aprofundar o conhecimento sobre a ecologia do vetor e os fatores ambientais que favorecem sua proliferação.
“A continuidade desse projeto reforça o compromisso da Prefeitura com a ciência e a saúde pública, contribuindo para o avanço das estratégias de vigilância e controle de doenças transmitidas por vetores no Brasil”, afirma a secretária municipal de Saúde, Taís Uliana.
Segundo os pesquisadores, os resultados obtidos em Alfredo Chaves servirão de referência para ações em outras regiões do país.
Etapa anterior
Em maio, a equipe esteve no município visitando comunidades monitoradas desde janeiro e avaliando lavouras com diferentes níveis de tecnologia agrícola para testar métodos de controle. Paralelamente, técnicos da Sesa, do Ministério da Saúde e da Prefeitura realizaram ações em quatro regiões previamente definidas, utilizando inseticidas que haviam mostrado alta eficácia em laboratório contra o maruim.
Fonte: PMAC/ Texto: Dirceu Cetto