Alfabetização infantil fica abaixo da meta nacional, aponta MEC

Publicado em 11/07/2025 às 16:34

Compartilhe

11072025-pzzb5414

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O Brasil registrou em 2024 o índice de 59,2% de crianças alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental da rede pública, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (11) pelo Ministério da Educação (MEC). O resultado ficou abaixo da meta de 60% estabelecida para este ano pelo Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, firmado entre o governo federal, estados e municípios.

O levantamento, realizado com base em avaliações aplicadas entre outubro e novembro de 2023, envolveu 2 milhões de estudantes de 42 mil escolas públicas em 5.450 municípios. Dos 5.312 municípios com dados comparáveis aos de 2023, 58% apresentaram avanços, e 53% alcançaram a meta prevista para 2024.

Rio Grande do Sul puxou média para baixo

De acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, o resultado nacional foi fortemente impactado pela queda no índice de alfabetização do Rio Grande do Sul, estado atingido por enchentes no primeiro semestre de 2024. A taxa de crianças alfabetizadas na região caiu de 63,4% para 44,7% em um ano.

“Se o Rio Grande do Sul tivesse mantido o percentual de 2023, teríamos alcançado 60,2% em 2024”, afirmou o ministro.

Segundo Santana, esforços estão sendo feitos em conjunto com os governos estadual e municipais gaúchos para restabelecer as condições de aprendizagem.

Desempenho por estado

O Ceará apresentou o melhor desempenho do país, com 85,3% das crianças alfabetizadas, superando a meta nacional de 80% prevista apenas para 2030. Outros quatro estados alcançaram entre 70% e 80%:

  • Goiás: 72,7%
  • Minas Gerais: 72,1%
  • Espírito Santo: 71,7%
  • Paraná: 70,4%

Por outro lado, oito estados registraram menos da metade das crianças alfabetizadas:

  • Amazonas: 49,2%
  • Alagoas: 48,6%
  • Pará: 48,2%
  • Amapá: 46,6%
  • Rio Grande do Sul: 44,7%
  • Rio Grande do Norte: 39,3%
  • Sergipe: 38,4%
  • Bahia: 36%

Ações para reverter o cenário

O MEC informou que tem atuado diretamente nos estados com os menores índices. De acordo com a secretária de Educação Básica, Kátia Schweickardt, há um trabalho coordenado com secretarias estaduais e municipais, incluindo apoio técnico, reuniões semanais e visitas presenciais a escolas e regionais de ensino.

A expectativa do MEC é que o país avance cinco pontos percentuais em 2025, atingindo 64% de alfabetização, conforme a meta intermediária do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

“Estamos atentos e mobilizados. A educação precisa ser tratada como política de Estado, não de governo”, reforçou Camilo Santana.

O Compromisso Nacional estabelece metas progressivas de alfabetização até 2030, quando ao menos 80% das crianças brasileiras devem estar alfabetizadas ao fim do 2º ano do ensino fundamental. Também está entre as prioridades do MEC a recuperação da aprendizagem de alunos do 3º ao 5º ano prejudicados pela pandemia.

Fonte: Daniella Almeida – Repórter da Agência Brasil

Veja também

2

Jovem de Marechal Floriano conquista medalha em concurso literário no Rio Grande do Sul

Freepik veterinarian-taking-care-pet-dog

Secretaria Estadual de Saúde inicia campanha de vacinação contra a raiva em cães e gatos

Desbravadores 1

Domingos Martins terá desfile dos Desbravadores no 7 de setembro

FREEPIK medium-shot-happy-family-airport

Procon-ES realiza pesquisa para ouvir consumidores sobre experiências em voos

gov es 1

Espírito Santo se integra ao Contrata+Brasil e amplia apoio a micro e pequenos negócios

2150209904

Sesc de Guarapari recebe finais do Super 15 de Basquete neste domingo (24)

2ª edição do Feirão do Turismo capa

Setur participa do Salão do Turismo: Conhecendo o Brasil 2025 em São Paulo

saúde operação freepik

Hospital Estadual Central lidera tratamento de AVC no SUS e registra menor taxa de mortalidade do País