Ales homenageia 75 cidadãos em cerimônia especial
Publicado em 10/07/2025 às 08:40

Foto: Kamyla Passos
A mais alta honraria da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) – a Ordem do Mérito Domingos Martins – foi entregue a 28 personalidades na noite desta quarta-feira (9), em solenidade realizada no Plenário Dirceu Cardoso, em Vitória. Na mesma cerimônia, outros 47 homenageados receberam o Título de Cidadão Espírito-Santense, concedido a pessoas nascidas fora do Estado que contribuíram para seu desenvolvimento.
O evento foi promovido pela Mesa Diretora da Ales e presidido pelo deputado Delegado Danilo Bahiense (PL), 2º vice-presidente da Casa. O parlamentar destacou que os homenageados foram escolhidos por sua ética, dedicação e compromisso com o bem público. Ele também resgatou a história de Domingos Martins, líder da Revolução Pernambucana de 1817, exaltando o espírito de coragem e independência do capixaba que dá nome à honraria.
A deputada Janete de Sá (PSB) discursou em nome dos demais parlamentares e ressaltou o valor da contribuição dos homenageados para o Espírito Santo. “São pessoas que escolheram este Estado para empreender e edificar suas famílias”, afirmou. O deputado Coronel Weliton (PRD) também se pronunciou, parabenizando os agraciados pela atuação em prol de um Espírito Santo mais próspero.
Reconhecimento e gratidão
A Ordem do Mérito Domingos Martins é destinada a personalidades e instituições, nacionais ou estrangeiras, que prestaram relevantes serviços à sociedade capixaba. Instituída pela Resolução nº 1.390/1984, a honraria possui cinco graus: grã-cruz, grande oficial, comendador, oficial e cavaleiro.
Já o Título de Cidadão Espírito-Santense, regulamentado pela Lei nº 7.832/2004, reconhece pessoas de fora do Estado que estabeleceram vínculos positivos e duradouros com o Espírito Santo.
Homenagem a Durval Ângelo
O conselheiro Durval Ângelo, atual presidente do Tribunal de Contas de Minas Gerais, discursou em nome dos homenageados. Indicado pelo deputado João Coser (PT), ele recebeu a Ordem do Mérito Domingos Martins no grau de comendador.
Natural de Baixo Guandu e criado em Castelo, Durval construiu sua carreira política em Minas Gerais, onde exerceu seis mandatos como deputado estadual. Em 2018, assumiu vaga no Tribunal de Contas mineiro e, desde fevereiro deste ano, ocupa a presidência do órgão.
Em sua fala, Durval destacou o legado de Domingos Martins como símbolo de igualdade, liberdade e resistência. “Num momento em que vivemos tanta intolerância no Brasil, ver a figura de Domingos Martins é como uma esperança e uma luz”, afirmou, emocionado.
Fonte: Ales