Ales dará prioridade à votação do reajuste para a saúde

Publicado em 12/03/2025 às 14:37

Compartilhe

capa_48317_ReuniaoProfissionaisdaSaude12032024LucasSCosta1

Marcelo Santos lembrou atuação dos trabalhadores de saúde na pandemia da Covid / Foto: Lucas S. Costa

Em reunião nesta quarta-feira (12) com representantes do SindSaúde-ES, o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (União), comprometeu-se a priorizar a aprovação do projeto que prevê um reajuste de 10% para três categorias da área da saúde: auxiliares de enfermagem, auxiliares de serviços médicos e técnicos de enfermagem. “Se Deus quiser, vamos aprová-lo na próxima semana”, afirmou.

O Projeto de Lei (PL) 113/2025, encaminhado pelo Executivo em 26 de fevereiro, já conta com um pedido de urgência apresentado pelo líder do governo na Casa, Vandinho Leite (PSDB). A reunião ocorreu no Auditório Hermógenes Lima Fonseca, que ficou lotado de servidores, e contou com a participação dos deputados Mazinho dos Anjos (PSDB), João Coser (PT) e Fábio Duarte (Rede).

Reconhecimento pelo trabalho na pandemia

Marcelo Santos destacou a importância dos profissionais de saúde e ressaltou a atuação dessas categorias durante a pandemia de Covid-19. “Temos grande respeito por esses trabalhadores e reconhecemos sua relevância para a sociedade. Por isso, queremos garantir que tenham prioridade na tramitação dessa matéria”, declarou. “Na próxima semana, o projeto começará a tramitar, e acredito que conseguiremos votá-lo rapidamente, assegurando o respeito que eles merecem”, completou.

O presidente da Assembleia também mencionou que há cerca de 1.300 projetos em tramitação na Casa. No entanto, afirmou que, dentro de suas prerrogativas, pode priorizar pautas que atendam ao interesse público.

A presidente do SindSaúde-ES, Geiza Pinheiro Quaresma, classificou a reunião como “valiosa”. O encontro não estava previsto na agenda oficial da Assembleia e ocorreu logo após a categoria levar a questão à Tribuna Popular.

Geiza Quaresma também cobrou prioridade para outro projeto do governo, o PL 112/2025, que propõe o mesmo reajuste para diversas categorias estaduais em vacância.

“É fundamental que todos os projetos relacionados às carreiras extintas ou em vacância sejam votados o quanto antes. Sabemos que o índice de reajuste não é alto, mas ele impacta no Imposto de Renda. Quanto mais tempo demora para ser aprovado, pior para nós”, concluiu.

Texto: Marcos Bonn,/Fonte: ALES

Veja também

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas

45645

Comitê Gestor do IBS e Receita Federal orientam empresas sobre a entrada em vigor de novos tributos

VACINA EM GRAVIDA- FREEPIK

Espírito Santo recebe o primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório para proteger recém-nascidos

{CA66CACA-3C4C-3BAC-B5E5-7EBC56AEDBDE}

Saúde de Alfredo Chaves registra avanços e mais de 90 mil atendimentos em 2025

reunião_comitê (1)

Comitê Integrado vai intensificar operações Força pela Vida em dezembro no Espírito Santo

sau (1)

Servidores do Iases são capacitados para agir em emergências e salvar vidas

Incaper_tilapia_Arquivo (1)

Tilápia capixaba amplia produção e agrega valor ao setor de aquicultura

DJI_0377-1

Nova megaestrutura com capacidade para 35 mil pessoas promete impulsionar o turismo de negócios no Espírito Santo