Ales dará prioridade à votação do reajuste para a saúde

Publicado em 12/03/2025 às 14:37

Compartilhe

capa_48317_ReuniaoProfissionaisdaSaude12032024LucasSCosta1

Marcelo Santos lembrou atuação dos trabalhadores de saúde na pandemia da Covid / Foto: Lucas S. Costa

Em reunião nesta quarta-feira (12) com representantes do SindSaúde-ES, o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (União), comprometeu-se a priorizar a aprovação do projeto que prevê um reajuste de 10% para três categorias da área da saúde: auxiliares de enfermagem, auxiliares de serviços médicos e técnicos de enfermagem. “Se Deus quiser, vamos aprová-lo na próxima semana”, afirmou.

O Projeto de Lei (PL) 113/2025, encaminhado pelo Executivo em 26 de fevereiro, já conta com um pedido de urgência apresentado pelo líder do governo na Casa, Vandinho Leite (PSDB). A reunião ocorreu no Auditório Hermógenes Lima Fonseca, que ficou lotado de servidores, e contou com a participação dos deputados Mazinho dos Anjos (PSDB), João Coser (PT) e Fábio Duarte (Rede).

Reconhecimento pelo trabalho na pandemia

Marcelo Santos destacou a importância dos profissionais de saúde e ressaltou a atuação dessas categorias durante a pandemia de Covid-19. “Temos grande respeito por esses trabalhadores e reconhecemos sua relevância para a sociedade. Por isso, queremos garantir que tenham prioridade na tramitação dessa matéria”, declarou. “Na próxima semana, o projeto começará a tramitar, e acredito que conseguiremos votá-lo rapidamente, assegurando o respeito que eles merecem”, completou.

O presidente da Assembleia também mencionou que há cerca de 1.300 projetos em tramitação na Casa. No entanto, afirmou que, dentro de suas prerrogativas, pode priorizar pautas que atendam ao interesse público.

A presidente do SindSaúde-ES, Geiza Pinheiro Quaresma, classificou a reunião como “valiosa”. O encontro não estava previsto na agenda oficial da Assembleia e ocorreu logo após a categoria levar a questão à Tribuna Popular.

Geiza Quaresma também cobrou prioridade para outro projeto do governo, o PL 112/2025, que propõe o mesmo reajuste para diversas categorias estaduais em vacância.

“É fundamental que todos os projetos relacionados às carreiras extintas ou em vacância sejam votados o quanto antes. Sabemos que o índice de reajuste não é alto, mas ele impacta no Imposto de Renda. Quanto mais tempo demora para ser aprovado, pior para nós”, concluiu.

Texto: Marcos Bonn,/Fonte: ALES

Veja também

Alunos do Instituto Cultural das Montanhas. Foto Alexsandra Victório

Instituto Cultural das Montanhas celebra o natal com concertos na região serrana do ES

0e57b858-0cc5-4091-b760-a391da02e262

Brasil celebra abertura de mais de 500 novos mercados agropecuários entre 2023 e 2025

DIVULGAÇÃO- INCAPER

Incaper desenvolve substrato sustentável que reduz custo de mudas de maracujá no ES

Imagem do WhatsApp de 2025-12-15 à(s) 22.31.33_15f8f92c

Escritora de Marechal Floriano vence concurso literário nacional

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas

Messy wires attached to the electric pole, the chaos of cables and wires on an electric pole in Bangkok, Thailand, concept of electricity

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas

fogos de artificio

Governo do ES regulamenta lei que proíbe fabricação e queima fogos de artifício ruidosos