Alerta de granizo e tempestade para todo o ES; chuva deve continuar até o final do mês

Publicado em 17/02/2021 às 16:27

Compartilhe

Se janeiro foi um mês com altas temperaturas e sol forte, o período chuvoso, tradicional do verão, está mais evidente em fevereiro. De acordo com a Climatempo, nos 16 primeiros dias do mês, Vitória registrou mais de 180 milímetros de chuva e a previsão é que esse número aumente.

Para esta quarta-feira (17), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) emitiu um aviso para o risco de granizo, chuvas intensas, vendaval e tempestade para todo o estado. O alerta é válido até as 3 horas desta quinta-feira (18).

Segundo o Inpe, as condições são favoráveis para a ocorrência de pancadas de chuva fortes, acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de ventos fortes, e acumulados significativos pontuais de precipitação. Não se descarta a queda pontual de granizo.

Mês chuvoso

De acordo com a Climatempo, além de Vitória, outras capitais, como Belo Horizonte, Goiânia e Brasília, também já superaram a média de chuva para o fevereiro. Isso porque a circulação de ventos sobre o Brasil está começando a organizar um corredor de umidade entre o Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Tocantins, Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal.

Com a concentração de umidade provocada pelos ventos, grandes e persistentes áreas de instabilidade tendem a se formar sobre esses estados provocando chuva frequente. O aumento da frequência da chuva já deve ser notado até o final desta semana e deve prosseguir até meados da próxima semana. Até a próxima quarta-feira (24) Vitória estará sujeita a fortes pancadas de chuva diariamente.

Veja também

Festival Tudo Tem, em Ponto Alto

Domingos Martins recebe a 1ª edição do Festival Tudo Tem, em Ponto Alto

Design sem nome (4)

Cultivo mais prático e eficiente: Incaper recomenda ‘paper pot’ para mudas de conilon

Agenda-TRF6

Acordo de Mariana: Justiça Federal apresenta relatório ao Governo do Estado

11836

Brasil celebra o Dia Mundial da Fruta com alta nas exportações e destaque para a manga

3757

Inscrições abertas para o 9º Concurso de Qualidade de Amêndoas do Cacau Capixaba

2149192692

Espírito Santo é semifinalista de prêmio nacional por programa de energias renováveis

dsmatamento_na_amazonia_pa_moju_7855

Cúpula do Brics no Rio antecipa debates da COP30 e foca em financiamento climático

capa

Arraiá da Rua do Sapo será nesta quinta-feira (03) em Domingos Martins