Agroindústrias de Marechal Floriano agora podem comercializar seus produtos em todo o Estado

Publicado em 18/01/2022 às 10:55

Compartilhe

EVALD1

Texto: Juliano Rangel / Fotos: Divulgação

As agroindústrias de Marechal Floriano receberam um grande incentivo, no último mês de dezembro, com a entrega da primeira equivalência ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf/ES) no município. Com a iniciativa, as agroindústrias participantes podem comercializar seus produtos em todo o Estado.  

O projeto que é voltado para as agroindústrias registradas no Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que hoje conta com quatro empresas do agro cadastradas no município, promoveu, no último mês de dezembro, a entrega da primeira equivalência para a Piscicultura Evald, que fica localizada no distrito de Santa Maria. 

O secretário municipal de Agricultura, Sérgio Stein, destaca o impulso que as produções locais ganham ao receber o registro. “A regularização das agroindústrias é importante, pois abre o mercado aos pequenos produtores, gerando renda e desenvolvimento para a região. Além disso, proporciona produtos seguros e de qualidade para a população”, enfatiza Sérgio.  

Ele também frisa que o processo de adesão, mesmo que recente, já conta com novas agroindústrias interessadas. “Uma agroindústria está em processo de adequação para obter a equivalência, mas a meta para o decorrer de 2022 é dobrar o número de agroindústrias com registro no SIM para então aumentar as empresas do agro com o Susaf/ES”, adiantou secretário. 

No Estado, o Susaf tem como objetivo promover a equivalência entre os Serviços de Inspeção Municipais (SIM) e o estadual (Serviço de Inspeção Agroindustrial de Pequeno Porte – Siapp). Além de Marechal Floriano, outros nove municípios já aderiram voluntariamente o sistema. São eles: Venda Nova do Imigrante; Domingos Martins; Santa Maria de Jetibá; Castelo; Guarapari; Linhares; Cariacica; Cachoeiro de Itapemirim e Viana.  

Ampliar o mercado e mais apoio

Proprietário da Piscicultura Evald, Rafael Evald já tem o planejamento traçado para atender outros munícipios depois de ter recebido a equivalência. “Iremos entregar para os municípios de Domingos Martins, na região da grande Vitória e adjacências, Venda Nova do Imigrante, Afonso Cláudio, Guarapari e os que conseguirmos conquistar no mercado”, explica Rafael. 

Trabalhando com a comercialização de tilápias, ele enfatiza quais os objetivos com essa ampliação do mercado. “Queremos aumentar os volumes de entregas, podendo ampliar as vendas, buscando novos clientes em outros municípios, e com isso teremos a oportunidade de gerar novos empregos e melhorar o faturamento da empresa”, espera o proprietário da piscicultura. 

Se Rafael já vê o futuro com entusiasmo, o secretário municipal da Agricultura, Sérgio Stein, enfatiza os objetivos da pasta para 2022. “A Secretaria prevê a realização de palestras, oficinas e cursos práticos voltados para a produção destes produtos (como linguiças, defumados, queijos) no decorrer de 2022. Nossa equipe técnica está realizando o atendimento de produtores desde a fase inicial de construção dos empreendimentos, até mesmo com visita prévia ao local, além de esclarecer todas as dúvidas relacionadas a este tipo de produção”, resumiu o secretário. 

Como obter a equivalência do Susaf/ES em Marechal Floriano?

As agroindústrias que trabalham com produtos de origem animal, como: produtos cárneos embutidos, produtos lácteos (iogurtes, queijos etc.), produtos de pescado, mel e ovos, devem procurar a Secretaria Municipal de Agricultura e solicitar o registro da agroindústria. 

Após a solicitação, a equipe técnica do SIM dará as instruções necessárias acerca da fabricação de produtos com qualidade higiênico-sanitária, incluindo os princípios das boas práticas de fabricação e qualidade da matéria-prima. 

Estando tudo em conformidade, a agroindústria recebe a certificação do SIM, podendo comercializar seu produto legalmente e em qualquer ponto do comércio de Marechal Floriano. Caso receba o SUSAF/ES, a mesma poderá vender seus produtos em qualquer ponto comercial do Estado.

Secretário municipal de Agricultura, Sérgio Stein, adianta que os interessados em obter o registro no SIM devem procurar a Sede da Secretaria, localizada no Centro de Agronegócios, no km 01 da Rodovia ES-146, ao lado do Posto do Café, em Santa Maria de Marechal. Também é possível solicitar clicando aqui.

Veja também

medicina na ufes de sao matheus

Governador participa do lançamento da instalação de Curso de Medicina na Ufes em São Mateus

portrait-women-women-s-day

Julho das Pretas celebra protagonismo das mulheres negras em todo o Espírito Santo

Transcapixaba Hike and Fly

Transcapixaba Hike and Fly encerra travessia pelo sul do Estado com recorde de atletas

tank against the background of dollars. Concept of war.

Guerra tarifária é vista como negativa pelos pequenos negócios

woman-stretching-nature

Encontre seu ritmo: o poder do autocuidado e da atividade física

clube capixaba de handebol feminino

Clube Capixaba representa o Espírito Santo no Brasileiro de Handebol Feminino

estudantes capixabas no camping escolar paralimpico

Estudantes capixabas participam da 2ª fase do Camping Escolar Paralímpico em São Paulo

vacinação nas escolas

Brasil avança na vacinação de crianças e adolescentes com 1 milhão de doses aplicadas nas escolas