Agricultura familiar recebe 37% dos recursos da alimentação escolar no Espírito Santo

Publicado em 25/01/2025 às 10:15

Compartilhe

agricultura familiar

Foto: Divulgação/Seag

Em 2024, o Espírito Santo alcançou um resultado inédito ao investir 37% dos recursos destinados à alimentação escolar na compra de produtos da agricultura familiar. A iniciativa beneficiou unidades educacionais em todos os 78 municípios do Estado, reforçando o compromisso com pequenos produtores e a qualidade da alimentação nas escolas.

Esse marco foi resultado de uma articulação entre o Governo do Estado, cooperativas e associações agrícolas. As Secretarias da Educação (Sedu) e da Agricultura (Seag) desempenharam papel fundamental ao promover encontros entre produtores rurais e profissionais do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Esses eventos possibilitaram um diálogo direto entre as partes, aproximando técnicos educacionais da realidade das pequenas propriedades rurais e das agroindústrias.

Durante o último ano, o programa contou com o apoio de parceiros como a OCB/ES, Unicafes, Incaper, Sebrae e Senar, consolidando uma rede de suporte à agricultura familiar. Frutas, verduras, leite e peixes foram os principais itens fornecidos, totalizando mais de R$ 17 milhões pagos aos agricultores familiares.

O secretário de Agricultura, Enio Bergoli, destacou que o desempenho reflete a força do campo capixaba e o impacto de políticas públicas bem estruturadas, garantindo economia local fortalecida e alimentação escolar de qualidade. Já o secretário de Educação, Vitor de Angelo, ressaltou que a iniciativa vai além de números, representando um compromisso com saúde e nutrição para os estudantes, além de apoio aos agricultores familiares.

Pela primeira vez, o percentual superou o mínimo exigido por lei (30%), alcançando o maior índice da história do Estado. Em comparação, os percentuais de 2022 e 2023 foram de 25% e 20%, respectivamente.

Carlos André Santos de Oliveira, diretor-executivo do Sistema OCB/ES, destacou os benefícios para todos os envolvidos, desde os agricultores até os estudantes e o próprio Estado, que ultrapassa o cumprimento da legislação ao valorizar a agricultura local. Essa iniciativa reforça o papel do cooperativismo e oferece dignidade e oportunidades para as famílias do campo, ao mesmo tempo que proporciona alimentos de qualidade nas escolas capixabas.

Fonte: Seag

Veja também

Itaúnas - Janeiro 2022 - Karol Gazoni - Asscom Iema (3)

Parques estaduais são opção de lazer no Verão

WhatsApp Image 2026-01-27 at 17.36.54

Operação volante flagra transporte irregular de pimenta-do-reino e café no Norte do Estado

orpo de Bombeiros

Incêndio atinge cozinha de pizzaria no Centro de Domingos Martins

arte-e-cronica

Vão em pé, amontoadas e sorridentes

cannabis- freepik- maconha

Anvisa discute nesta quarta regras para a produção de cannabis no país

pimenta do reino- freepik

Estudo revela impacto de nematoides na sustentabilidade da pimenta-do-reino

2290

Governo estabelece programação orçamentária e financeira para 2026

IMG_2928

Governo do Espírito Santo lança Fundo de Descarbonização, com quase R$ 1 bilhão destinados ao financiamento da transição energética