Agricultura familiar fornece mais de 30% da merenda das escolas de Marechal

Publicado em 16/10/2018 às 14:52

Compartilhe

Mais de 30% dos alimentos servidos na merenda escolar dos cerca de 2,8 mil estudantes, distribuídos em 16 escolas da rede municipal de ensino de Marechal Floriano, provém da agricultura familiar local. A informação é da secretária de Educação do município, Edia Klippel Littig.

Segundo Edia, os produtos da agricultura familiar são, principalmente, frutas, verduras e legumes. A secretária destaca que a produção agrícola em pequenas propriedades com trabalho familiar é uma das bases da economia de Marechal, sendo expressiva fonte de emprego e renda local.

Agricultura familiar fornece mais de 30 da merenda das escolas de Marechal

Mas, também há alimentos do cardápio escolar vindos de outras regiões. São carnes, grãos, cereais. “Essa merenda que tem uma validade maior, tipo arroz, feijão, carne, a gente recebe uma vez por mês e fica num depósito central na sede. Já as frutas, verduras e legumes, recebemos semanalmente, às segundas-feiras. Neste caso, o produtor local entrega para a Secretaria de Educação, que possui veículo próprio para distribuir esses alimentos para as escolas. Toda distribuição é coordenada por uma nutricionista, que acompanha os cardápios das escolas e ainda dá capacitação às merendeiras”, explica Edia.

A secretária afirma que a compra dos alimentos ocorre através de chamada pública para os itens produzidos em Marechal. Já alguns produtos vindos de fora do município, são licitados para fornecedores externos. “Cerca de metade do custeio com alimentação escolar é bancado com recursos próprios e o restante por recursos federais, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)”, acrescenta.

Edia destaca ainda que projetos temáticos são desenvolvidos pela nutricionista com as merendeiras, com objetivo de valorizar alimentos produzidos por Marechal. “Recentemente foi feito uma capacitação sobre a preparação de ovos, item em que o município é um dos produtores de destaque”, salienta.

Agricultura familiar fornece mais de 30 da merenda das escolas de Marechal 2Também recebe atenção especial o cuidado sanitário. “O profissional de nutrição participa da fiscalização em parceria com o pessoal da Secretaria de Saúde, através da Vigilância Sanitária”, resume.

A educação pública da rede municipal de Marechal é uma das mais bem avaliadas do Estado, conforme o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgado no início de setembro. O Ensino Fundamental aparece em 4º do ranking estadual, com nota 6,7 para os anos iniciais (1º ao 5º ano). A nota do Estado neste quesito foi de 5,7, que deu ao Espírito Santo a 7º colocação no país.

Já para os anos finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental, o município alcançou a 5ª posição dentre as 78 cidades capixabas, com nota 5,7, acima da meta de 5,5. Destaque para o 5º ano, que em 10 anos, em Marechal, saltou da nota 4,8 (2007) para 6,7 (2017). Acima da meta de 6,1.

Veja também

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas

Messy wires attached to the electric pole, the chaos of cables and wires on an electric pole in Bangkok, Thailand, concept of electricity

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas

fogos de artificio

Governo do ES regulamenta lei que proíbe fabricação e queima fogos de artifício ruidosos

palácio Anchieta Natal

Governo do Estado inaugura ‘Natal nos Jardins do Palácio Anchieta’

coluna de arte cronica e poesia

A verdade nua e crua

assistencia social

Estado lança edital para repasse de recursos financeiros para entidades de Assistência Social

Polícia grappling

PMES promove o I Simpósio Estadual de Grappling Policial