Agricultora santamariense é escolhida como embaixadora da Região Sudeste na Campanha Mulheres Rurais

Publicado em 02/04/2017 às 10:32

Compartilhe

A Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (Sead) lançou, em Brasília, na última quinta-feira (23), a campanha #MulheresRurais, mulheres com direitos. Para representar as mulheres da Região Sudeste do Brasil na campanha, a Sead nomeou a agricultora Selene Hammer Tesch, do município de Santa Maria de Jetibá, Espírito Santo.

Agricultora santamariense e escolhida como embaixadora da Regiao Sudeste na Campanha Mulheres Rurais 3A agricultora familiar, assistida pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), recebeu a premiação em Brasília por ocasião do lançamento da campanha. “Somos mulheres com direito às políticas públicas, que precisam ser trabalhadas para chegar às mulheres brasileiras do campo e da cidade. Hoje fomos reconhecidas e vamos trabalhar para mostrar a diferença”, declarou a agricultora.

A campanha, promovida pela Reunião Especializada em Agricultura Familiar no Mercosul (Reaf) e pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), acontece em toda a América Latina e no Caribe e é coordenada pela Sead no Brasil, por meio da Assessoria Internacional de Promoção Comercial (AIPC).

A mobilização tem o objetivo de dar visibilidade às mulheres rurais e ao trabalho que elas desenvolvem, além de proporcionar a troca de experiências entre os envolvidos. “A ideia é realmente identificar, conhecer, acompanhar e dar publicidade às experiências exitosas, seja para estimular outras iniciativas ou para que a sociedade conheça o que a mulher rural realiza no campo”, ressaltou o secretário especial da Sead, Ricardo Roseno, durante o evento.

Essa é a segunda participação do Brasil na campanha internacional. Hur Ben Corrêa, coordenador da AIPC, departamento articulador da participação do Brasil na ação, explica que a iniciativa oportuniza o compartilhamento de diversas experiências brasileiras com os outros países. “As políticas públicas da Sead são referência para os países do Mercosul, da América Latina e do Hemisfério Sul. Nós temos uma campanha forte aqui e ela é importante não só para as nossas agricultoras, mas para todas mulheres rurais dessas regiões”.

O conteúdo institucional da campanha será divulgado em quatro línguas (português, espanhol, francês e inglês) com o objetivo de chegar a diferentes partes do mundo. Além de compartilhar experiências e informações sobre as políticas públicas para as mulheres, a campanha conta com a participação da sociedade civil, abrindo espaço para histórias das guerreiras do campo. “São lutas e vitórias que elas carregam nas mãos, às vezes castigadas pelo trabalho, mas enriquecidas pelas histórias, que se cruzam pelo protagonismo que elas possuem no campo, na responsabilidade de garantir o alimento da família, da comunidade e dos brasileiros”, explica Solange da Costa, coordenadora de políticas para mulheres da Sead.

A campanha tem como referência os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que apresentam mais de 170 metas para serem alcançadas até 2030 pelos países pertencentes à Organização. #MulheresRurais, mulheres com direitos segue até o dia 25 de novembro, dia internacional de combate à violência contra a mulher.

#MulheresRurais, mulheres com direitos é coordenada no Brasil pela Assessoria de Comunicação da Sead, responsável pela geração de conteúdo portal da campanha, em parceria com diferentes entidades. Acesse o portal: http://www.mulheresrurais.com.br/

Confira o vídeo oficial da campanha #MulheresRurais, mulheres com direitos.

Confira o depoimento da agricultora Selene Hammer Tesch.

Veja também

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas

45645

Comitê Gestor do IBS e Receita Federal orientam empresas sobre a entrada em vigor de novos tributos

VACINA EM GRAVIDA- FREEPIK

Espírito Santo recebe o primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório para proteger recém-nascidos

{CA66CACA-3C4C-3BAC-B5E5-7EBC56AEDBDE}

Saúde de Alfredo Chaves registra avanços e mais de 90 mil atendimentos em 2025

reunião_comitê (1)

Comitê Integrado vai intensificar operações Força pela Vida em dezembro no Espírito Santo

sau (1)

Servidores do Iases são capacitados para agir em emergências e salvar vidas

Incaper_tilapia_Arquivo (1)

Tilápia capixaba amplia produção e agrega valor ao setor de aquicultura

DJI_0377-1

Nova megaestrutura com capacidade para 35 mil pessoas promete impulsionar o turismo de negócios no Espírito Santo