Ações integradas durante todo ano para combater a dengue

Publicado em 21/11/2019 às 19:55

Compartilhe

A dengue é uma doença infecciosa transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Para eliminar os focos do mosquito e evitar a sua proliferação, a Secretaria da Saúde (Sesa) realiza diversas ações integradas, de forma contínua, durante o ano.

A Sesa, por meio do Comitê Estadual de Mobilização Social Contra a Dengue, propõe, acompanha e executa atividades relacionadas às áreas de educação em saúde, e mobilização social contra a dengue. Essas atuações são realizadas de modo integrado com instituições relacionadas aos temas de assistência, educação, meio ambiente, turismo, esporte, cultura, saneamento, entre outros.

Veja aqui o 46º boletim da dengue.

Veja aqui o 46º boletim de zika.

Veja aqui o 46º boletim chikungunya.

Além disso, com o apoio da Reciclanip, entidade gestora do sistema de Logística Reversa de pneus sem utilidades, o Estado estimula os municípios para que encaminhem os objetos para destinação correta. Já o corpo técnico da Vigilância Epidemiológica da Sesa, realiza capacitações sobre o manejo clínico das arboviroses (doenças causadas pelos arbovírus, que incluem a dengue, zika, chikungunya e a febre amarela) aos profissionais da saúde dos municípios do Espírito Santo.

O chefe do Núcleo Especial de Vigilância Ambiental da Sesa, Roberto Laperriere, ressalta a importância das ações. “Essas ações são importantes para evitar óbitos pela dengue e sensibilizar os profissionais de saúde”, disse.

Os municípios que aderiram ao Programa Saúde na Escola (PSE) recebem apoio e orientações do Estado para exercer ações de prevenção e promoção da saúde. E com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), a Sesa traz um projeto piloto para Estado que propõe uma metodologia de apoio matricial técnico epidemiológico, ambiental, assistencial e laboratorial aos servidores municipais da área das arboviroses.

Veja também

corpo_50018_Deputado-Toninho-da-Emater--Comissao-de-Cultura--17062025LucasSCostaa

Projeto autoriza criação de Carteira Estadual de Docente no ES

NFF_VIANA_001_page-0001

Sefaz leva orientações sobre a Nota Fiscal Fácil a produtores rurais em Santa Maria de Jetibá e Viana

Alunos do Instituto Cultural das Montanhas. Foto Alexsandra Victório

Instituto Cultural das Montanhas celebra o natal com concertos na região serrana do ES

0e57b858-0cc5-4091-b760-a391da02e262

Brasil celebra abertura de mais de 500 novos mercados agropecuários entre 2023 e 2025

DIVULGAÇÃO- INCAPER

Incaper desenvolve substrato sustentável que reduz custo de mudas de maracujá no ES

Imagem do WhatsApp de 2025-12-15 à(s) 22.31.33_15f8f92c

Escritora de Marechal Floriano vence concurso literário nacional

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas