21 estados brasileiros estão com taxa de ocupação de leitos Covid-19 abaixo de 50%

Publicado em 12/09/2021 às 05:10

Compartilhe

vacina-covid-br

Reflexo dos 135,3 milhões de brasileiros que tomaram a primeira dose e dos 67,9 milhões que já estão completamente imunizados contra a Covid-19: a rede hospitalar de 21 estados está menos sobrecarregada a e registrando taxas de ocupação em leitos Covid (clínicos e de UTI) abaixo de 50%, parâmetro considerado como dentro da normalidade.

Os dados desta quarta-feira (8) são consolidados pelo Ministério da Saúde com base nas informações disponibilizadas diariamente pelas Secretarias Estaduais de Saúde. Na prática, a baixa ocupação quer dizer que o sistema de saúde está menos sobrecarregado nessas regiões e registrando menos casos graves ou gravíssimos da Covid-19, ou seja, situações que demandam internações e/ou intervenções médico-hospitalares.

Assim, os hospitais passam a ter mais condições, infraestrutura e RH disponível para receber pacientes com outros problemas de saúde não relacionados à Covid-19, como casos de urgência e emergência, traumas, câncer, AVC entre outros, além de permitir a retomada gradativa e segura de cirurgias e procedimentos eletivos.

No momento, apenas o Distrito Federal e os estados do Espírito Santo, Goiás, Paraná e Rio de Janeiro estão na zona de alerta, com taxas de ocupação que variam de 51% a 69%. Roraima saiu da faixa grave, com ocupações acima de 80%, e passou ao estado de alerta, registrando ocupações entre 70% e 80% em seus leitos Covid-19.

RITMO ACELERADO

A adesão da população à Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19 e o ritmo acelerado da imunização são prioridades do Ministério da Saúde para o combate à pandemia. Até o momento, mais de 202 milhões de doses de vacina Covid-19 foram aplicadas em todos os estados e Distrito Federal.

Além disso, há mais de cinco dias a média móvel de mortes registra número abaixo de 700. A curva está em queda desde junho, quando o Ministério da Saúde reforçou a Campanha de Vacinação com o envio de mais doses às unidades federativas. Entre junho e agosto foram distribuídas mais de 150 milhões de doses. Apesar disso, é necessário que a população continue ajudando e não abra mão das medidas não farmacológicas, como uso de máscara e distanciamento social.

Desde o início da Campanha de Vacinação contra a Covid-19, 253,7 milhões de doses de vacina foram distribuídas para todo o País.

SEGUNDA DOSE

Para reduzir ainda mais a taxa de ocupação nos leitos Covid, o Ministério da Saúde vem incentivando e conscientizando a população sobre a importância de concluir a imunização com a segunda dose. Isso porque, para que as vacinas sejam de fato eficazes, é necessário que as pessoas voltem aos postos de vacinação para aplicar a segunda dose.

A medida reforça o sistema imunológico e reduz as chances de infecção grave e, principalmente, óbitos em decorrência da doença, contribuindo diretamente para a redução da taxa de ocupação de leitos e controle da pandemia no Brasil. No início de julho, a pasta lançou uma campanha com a família Zé Gotinha falando sobre a importância de todos completarem o esquema vacinal.

Gustavo Frasão
Ministério da Saúde

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral