Estudantes aprendem sobre a Culinária Pomerana e importância do local onde vivem

Publicado em 06/09/2021 às 16:31

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Texto: PMDM / Fotos: PMDM

Que tal aprender sobre a Culinária Pomerana por meio de oficinas? Foi com esta indagação, que a escola se propôs a iniciar os estudos do referido tema, na disciplina de Língua Pomerana, com os estudantes do 1º ao 4º ano da EMUEF Califórnia.

Considerando que a escola está funcionando em sistema de revezamento, foi necessário realizar duas oficinas: a do Pão de Milho/Pão de banana (mijlchebrood/bananebrood), destinado aos estudantes do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental e a oficina de Biscoitos Ladrão (spitsbuubbiskuit) para os estudantes do 1º ao 3º ano.

Obedecendo aos protocolos de enfrentamento do coronavírus, fomos recebidos na casa de Dulcineia Schulz, (mãe de um estudante e vizinha da escola) e, orientados pela senhora Elsa Kempin, os estudantes aprenderam de forma prática, o processo de produção do tradicional Pão de Milho/Pão de banana (mijlchebrood/bananebrood).

Em sala de aula, de forma interdisciplinar com a professora da BNCC Marina Paula Köelher Rangel e a professora de Língua Pomerana Erenilsa Raasch Lutzke, se fez a sistematização dos conhecimentos adquiridos em forma de diálogos, pesquisa com os familiares, atividades de registros, produções textuais e produções de vídeos. Atividades estas, promovidas pelo desenvolvimento do projeto de estudos da escola: o Uso das Tecnologias para a Superação das Dificuldades de Leitura, Escrita e Produção.

Trabalho com Educação Infantil IV e V no EMEF Eugênio Pinto Sant’Anna

A EMEF Eugênio Pinto Sant’Anna a partir do tema de estudo do 2º trimestre “O Lugar onde Vivo”, propõe aos estudantes da Educação Infantil de IV e V ações que tem como finalidade contribuir na ressignificação do lugar onde vivem e sentem-se pertencentes. Espera-se que os estudantes construam sentimentos de respeito, valorização e amor pelo lugar em que vivem, sentindo-se assim, responsáveis em cuidar e zelar por ele.

A professora da turma Rosinéa iniciou o trabalho realizando um diagnóstico sobre o que os estudantes sabem e sobre o que querem aprender sobre o lugar em que vivem. Uma das questões que surgiu foi que queriam aprender a plantar flores. A partir desse desejo a professora realizou um plantio de flores em um canteiro na parte externa da escola.

Outra atividade prática realizada foi a confecção de plaquinhas decorativas para jardim. Tiveram também uma palestra com o professor Cléberson Schunck da EFA – Escola Família Agrícola de São Bento do Chapéu, que falou sobre a contribuição das minhocas nos diferentes tipos de solo e suas características. Além disso, a professora Vanilza Entringer Schunck da EFA trouxe diferentes tipos de terra para que as crianças fizessem tinta para colorir desenhos.

A professora também fez a escrita de um texto coletivo com os estudantes registrando o que aprenderam sobre o conhecimento através das atividades propostas. As crianças amaram as atividades práticas desenvolvidas. O projeto continua sendo realizado no decorrer do trimestre.

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