Descomplicando seus direitos

Empresários que buscam minimizar gastos na sua empresa

Publicado em 16/08/2021 às 09:19

Compartilhe

Colunas-Montanhas2_seus-direitos

Olá! Sejam bem-vindos à nossa coluna “Descomplicando Nossos Direitos”. Sou Aline Benevitz da Hora Mariano, advogada atuante na área trabalhista e empresarial com foco na prevenção de problemas jurídicos em ambientes laborativos. Estarei com vocês quinzenalmente, trazendo orientações que visam ajudar o pequeno, o médio e o grande empresário na construção e/ou manutenção de seus negócios – pois, quando cuidamos de empresas, estamos também cuidando de famílias.  

Trouxe para este nosso segundo encontro um tema fundamental para o empresário que busca minimizar gastos na sua empresa: a Assessoria Jurídica. Sabemos que a falta de planejamento estratégico da atuação é um dos problemas das empresas brasileiras, motivando muitos fechamentos e falências. No entanto, essa limitação pode ser superada com a contratação de uma assessoria jurídica.

E o que faz uma assessoria? A principal função desta é a atuação na prevenção de futuros problemas em uma organização – além de agir na mitigação de outras adversidades já existentes. Isso não significa que depois de contratar uma assessoria jurídica, a sua empresa não sofrerá com demandas trabalhistas – afinal, ninguém pode impedir alguém de recorrer à Justiça. Contudo, as chances de perder demandas serão mínimas pois, por causa dessa consultoria jurídica, sua empresa terá passado por uma revisão total de sua política e procedimentos internos. 

O trabalho da assessoria jurídica é de grande importância para o seu negócio porque assegura ao empresário uma atuação dentro da lei, reduzindo riscos de multas, sanções, processos, prejuízos tributários e contratuais, entre outros. Além disso, esse serviço garante uma série de benefícios e facilidades que permitem aos gestores dessas organizações modular a ação da assessoria, como, por exemplo, optar por um serviço jurídico na área tributária, trabalhista e/ou contratual. Assim, ocorrerá uma adequação às necessidades de sua organização.

A prevenção de um futuro problema é sempre a melhor solução. As ações judiciais não são baratas. O custo de um processo judicial pode se tornar tão caro a ponto de não mais compensar se seguir com a ação processual. Vale ressaltar, ainda, que a perda de uma demanda judicial pode servir de estímulo para que outros colaboradores ingressem na Justiça, pleiteando os mesmos direitos que foram cobrados na causa anterior – já que o empresário dificilmente corrige o problema que o fez sofrer aquele litígio inicial.

Ressalto, portanto, de modo enfático, a importância de uma assessoria jurídica para o seu negócio. É um investimento necessário, pois aumenta a segurança do gestor na hora de tomar qualquer decisão. Além disso, os benefícios são somados ao fato de a lucratividade empresarial poder tornar-se maior: com a redução de litígios judiciais, a empresa deixa de sofrer perdas que – certamente – custariam muito caro. Dessa forma, a coluna de despesas em sua planilha de custos deixará de ter tantos zeros à direita.

Dra. Aline Benevitz

Advogada – OAB/ES 32.546

Telefone: (27) 9.9895-7806

Email: [email protected]

Instagram: @benevitzmariano

Veja também

dengue

Dengue: 21 estados e o DF apresentam queda ou estabilidade na incidência da doença

medicamentos

Saúde alerta sobre uso indiscriminado de medicamentos

gengibre

Expo Gengibre terá exposição, palestras e atrações culturais em Santa Leopoldina

maio-amarelo

Detran|ES lança Maio Amarelo com programação de ações para sensibilizar capixabas

Bombeiros-do-Espirito-Santo-partem-para-missao-no-Rio-Grande-do-Sul

Bombeiros do Espírito Santo partem para missão no Rio Grande do Sul

jogos-da-juventude

Espírito Santo anuncia intenção em sediar os Jogos da Juventude em 2026

Febre-bovina

Brasil se autodeclara livre de febre aftosa sem vacinação

furta-energia

Proprietário rural furta energia para secar café

Últimos artigos de Descomplicando seus direitos