Agosto Dourado: amamentação ajuda a reduzir risco de câncer

Publicado em 15/08/2021 às 09:58

Compartilhe

amamentacao-diminui-cancer

No mês em que é celebrado o Agosto Dourado, dedicado à conscientização da importância do aleitamento materno, uma boa notícia para a saúde da mulher: amamentar reduz o risco de câncer. 

Estudos indicam que a cada 12 meses de amamentação, a possibilidade de incidência do câncer de mama cai 4,3%. Isso sem falar que o leite materno protege a criança contra a obesidade infantil. Além disso, a cada mês de amamentação, o risco de câncer de ovário diminui em 2%, segundo dados da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

Mães que amamentam seus filhos têm ainda 11% menos chance de desenvolver o câncer de endométrio, em comparação com mulheres que nunca amamentaram.

“Durante o aleitamento materno, certos hormônios que poderiam favorecer o desenvolvimento do câncer, como o estrogênio, estão com seus níveis diminuídos, o que serve de proteção”, explica Guilherme Rebello, médico radioterapeuta do Instituto de Radioterapia Vitória (IRV). Estudos publicados na revista científica The Lancet estimam que a amamentação pode evitar mais de 20 mil mortes de mulheres por câncer de mama no mundo.

Renovação de células

Segundo o médico, alguns processos que ocorrem na amamentação promovem a eliminação e renovação de células que poderiam ter lesões no material genético, diminuindo assim as chances de desenvolvimento de tumores.

“Quanto maior a duração da amamentação, menor é a possibilidade de câncer de mama, endométrio e ovário”, afirma.

Radioterapia

Segundo o especialista, mulheres que contraíram câncer e que tiveram bebês podem amamentar durante o tratamento radioterápico.

“Não há contraindicação ao aleitamento durante a radioterapia. Apesar de a área irradiada estar com a sensibilidade aumentada, a paciente pode sim amamentar o bebê”, disse o médico. 

O Mês do Aleitamento Materno (Agosto Dourado) foi instituído pelo Congresso Nacional em 2017, através da Lei 13.435. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cor dourada faz alusão ao leite materno: alimento de ouro.

A Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e a OMS recomendam o aleitamento materno até os 2 anos ou mais e exclusivo até os primeiros seis meses de vida da criança. 

Sobre o IRV

Fundado em 2005, o Instituto de Radioterapia Vitória (IRV) é a única clínica privada do Espírito Santo para o tratamento de câncer por meio deste serviço. Funciona nas dependências do Vitória Apart Hospital, na Serra, com tecnologia de ponta e equipe altamente qualificada que tem como filosofia de trabalho o acolhimento dos pacientes.

O IRV tem convênio com os maiores planos de saúde do Espírito Santo, como Unimed, Samp, São Bernardo, Bradesco Saúde, MedSênior, Pasa/Vale, ArcelorMittal, Petrobras, Cassi (BB), Saúde Caixa, Banescaixa, Amil, entre outros.

Fonte: Assessoria de imprensa do IRV

Veja também

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral

2151803588

O fascínio por personagens animados na cultura brasileira

WhatsApp Image 2026-02-20 at 15.12.42

Comissário de bordo que mora em Dubai é preso em Marechal Floriano após incendiar casa de ex-companheiro