EDP assina ordem de serviço para construção de subestação de energia em Santa Teresa, no Espírito Santo

Publicado em 06/07/2021 às 08:32

Compartilhe

EDP-assina-ordem-de-servico-para-construcao-de-subestacao-de-energia-em-Santa-Teresa-no-Espirito-Santo

Texto: Julio Huber / Foto: Divulgação

A EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, realizará um investimento da ordem de R$ 4,4 milhões com a construção da Subestação Caldeirão, no município de Santa Teresa, na região Serrana do Estado. A cerimônia de assinatura da ordem de serviço de início das obras foi realizada na Prefeitura de Santa Teresa e contou com a presença do prefeito Kleber Medici, e do diretor da EDP, Fernando Saliba. A reunião seguiu todos os protocolos sanitários vigentes de combate à Covid-19.

O empreendimento beneficiará 7,5 mil habitantes do município de Santa Teresa, Santa Maria de Jetibá e Itarana, e permitirá a geração de 36 postos de trabalho durante as obras. A subestação eleva a capacidade do sistema energético e foi planejada para ampliar a capacidade de abastecimento de energia e assegurar o crescimento econômico local.

O empreendimento beneficiará 7,5 mil habitantes do município de Santa Teresa, Santa Maria de Jetibá e Itarana, e permitirá a geração de 36 postos de trabalho durante as obras. A subestação eleva a capacidade do sistema energético e foi planejada para ampliar a capacidade de abastecimento de energia e assegurar o crescimento econômico local.

A nova subestação será erguida em uma área de 2,7 mil metros quadrados na localidade de Alto Caldeirão e está prevista para entrar em operação em 06 meses. A Subestação Caldeirão somará as outras 97 subestações que compõem a rede de distribuição da EDP.
“Com este investimento, a EDP reforça a infraestrutura de distribuição contribuindo para o desenvolvimento econômico do Estado, contribuindo com a geração de empregos e melhorando a qualidade no fornecimento de energia dentro de elevadas condições técnicas e de segurança”, afirma Fernando Saliba.

O prefeito de Santa Teresa, Kleber Medici, destacou a importância do empreendimento para a região. “A construção estratégica dessa subestação de energia da EDP contribuirá em muito para o desenvolvimento da microrregião Central-Serrana. A população e as empresas instaladas e outras que quiserem se instalar em nosso município contarão com um sistema sem risco de sobrecarga, portanto, com maior estabilidade e segurança no fornecimento de energia”.

A subestação contará com dois níveis de tensão (69/13,2 kV), um transformador de 6,67 MVA distribuídos em dois alimentadores de média tensão, trazendo maior confiabilidade e qualidade. A operação da subestação será telecomandada via Centro de Operação Integrado (COI). Totalmente digitalizadas, as unidades possuem sistemas de supervisão, comando, controle e proteção. Além disso, contam com vídeo-monitoramento para segurança, o que também permite aos operadores do COI visualizarem, de forma remota, as operações e serviços realizados nos equipamentos de alta tensão.

Veja também

Ordinary busy day of surgeon

Sesa realiza ação de cirurgias eletivas neste sábado (26)

Volta as aulas

Alunos da Rede Estadual retornam às aulas nesta segunda-feira (28) com novidades no segundo semestre

JEPI

Jogos Estaduais da Pessoa Idosa 2025 começam na próxima segunda-feira (28)

arma apreendida

Suspeitos de assalto trocam tiros com policiais e abandonam arma durante a fuga

corridinha da inclusão

Domingos Martins realiza 1ª Corridinha da Inclusão para crianças autistas neste domingo (27)

espadim

Polícia Militar realiza solenidade de entrega do Espadim

ods governo

Indicadores dos ODS em todas as UFs estão disponíveis no novo Painel Interativo do IJSN

feira em vix

Feira celebra agricultura familiar com cultura, música e tradição em Vitória