Estado inicia vacinação contra a Covid-19 de profissionais dos sistemas prisional e socioeducativo

Publicado em 24/05/2021 às 14:40

Compartilhe

O Governo do Estado deu início, nesta segunda-feira (24), a vacinação de mais um grupo prioritário contra o novo Coronavírus (Covid-19) no Espírito Santo. Em ato simbólico no Palácio Anchieta, em Vitória, funcionários do sistema de privação de liberdade, servidores do sistema socioeducativo e policiais penais receberam a primeira dose da vacina. A expectativa, segundo dados do Ministério da Saúde, é de que 3.269 profissionais sejam imunizados contra a doença nesta nova etapa.

O governador do Estado, Renato Casagrande, participou da solenidade e destacou o avanço na vacinação dos grupos prioritários contra a Covid. “Já estávamos querendo incluir essa categoria no plano de vacinação. Serão pouco mais de cinco mil pessoas vacinadas neste grupo com doses da reserva técnica, o que não irá afetar a vacinação das pessoas com comorbidade, que atualmente estão sendo imunizadas. As doses para os profissionais dos sistemas prisional e socioeducativo já estão garantidas e a partir de amanhã [terça-feira, 25] estarão à disposição dos municípios”, disse.

Casagrande afirmou a importância de avançarmos também na imunização dessa categoria, a exemplo do que ocorreu com os profissionais da educação e das forças de segurança, que já tiveram mais de 50% de vacinados aproximadamente. “Imunizar nossas corporações nos permite que trabalhem com mais segurança. Estamos organizando para que possamos iniciar a vacinação dos portuários e rodoviárias. Para que assim vamos avançando na imunização da população capixaba. A vacina é o principal instrumento no combate ao vírus. Quando a maioria da população estiver imunizada, teremos uma redução dos óbitos”, lembrou o governador.

Em pactuação entre o Estado e municípios, por meio da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), ficou definido a incorporação desta população ao grupo de Força de Segurança e Salvamento e Forças Armadas, os quais já iniciaram a vacinação. Assim, se fará o envio de 30% das doses da reserva técnica da vacina contra a Covid-19 a cada remessa semanal do Ministério da Saúde.

“Temos tomado iniciativas que nos diferenciam da estratégia nacional. A utilização da reserva técnica nos permitiu avançar nos grupos prioritários e não comprometeu a aplicação da segunda dose da Coronavac. Os profissionais do grupo que começamos a vacinar hoje terão a garantia da segunda dose e a vacinação será no local de trabalho. Esperamos que os profissionais vacinados estimulem os colegas a se vacinarem também. As vacinas são seguras e são a única maneira de vencermos essa pandemia”, reforçou o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes.

Como se dará a vacinação deste público

A identificação dos funcionários do sistema de privação de liberdade, servidores do sistema socioeducativo e policiais penais ocorrerá por meio da articulação entre as Secretarias da Saúde (Sesa), Justiça (Sejus) e Direitos Humanos (SEDH), tendo a execução da ação de vacinação realizado nas respectivas unidades sob a responsabilidade de cada município.

A Sejus e SEDH providenciarão uma listagem nominal dos profissionais que deverão, no ato da vacinação, apresentar documento que comprove a vinculação ativa com a unidade prisional. A listagem será encaminhada à Sesa para o quantitativo de doses a serem distribuídas a cada município.

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, destacou a importância da iniciativa. “Agentes socioeducativos e penitenciários são profissionais essenciais e estamos muito felizes em poder dar início à vacinação destas categorias. A imunização proporciona uma segurança para que continuem executando seus trabalhos com mais segurança e representa mais um avanço na proteção da população capixaba”, disse.

“Hoje o Governo do Estado iniciou a tão aguardada fase da imunização da Covid-19 nos servidores que atuam no sistema socioeducativo do Estado. A vacinação era algo muito esperado pelos nossos agentes e técnicos do Iases que não pararam durante toda a pandemia. Acompanhar de perto a vacinação dos representantes do Instituto foi muito satisfatório, pois nos enche de esperança para continuar atravessando a pandemia protegendo nossos servidores”, afirmou o diretor-presidente do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), Fábio Modesto Filho.

O diretor-presidente explicou que as vacinas serão enviadas ainda hoje para os municípios onde existem as unidades do Iases e os servidores serão vacinados em seus respectivos locais de trabalho.

Durante o ato simbólico, foram vacinados a pedagoga socioeducativa, Rosilene Lameira dos Santos, 54 anos, que atua na Casa de Semiliberdade de Vila Velha. “Saber que eu fui uma das escolhidas para representar o Iases neste momento tão esperado me enche de orgulho”, revelou ela que recebeu a primeira dose da vacina AstraZeneca.

O agente socioeducativo e coordenador da Gerência de Segurança e Proteção à Pessoa (Gesp), Valter Lebarck, 56 anos, também destacou a importância de poder representar a comunidade socioeducativa. “Eu já esperava que seria vacinado antes do grupo da minha idade, em razão da minha profissão. É um privilégio ser um dos escolhidos para representar a minha categoria”, relatou.

Veja também

pmes em dm

Comandante-geral participa da Operação Colheita em Domingos Martins

Ordinary busy day of surgeon

Sesa realiza ação de cirurgias eletivas neste sábado (26)

Volta as aulas

Alunos da Rede Estadual retornam às aulas nesta segunda-feira (28) com novidades no segundo semestre

JEPI

Jogos Estaduais da Pessoa Idosa 2025 começam na próxima segunda-feira (28)

arma apreendida

Suspeitos de assalto trocam tiros com policiais e abandonam arma durante a fuga

corridinha da inclusão

Domingos Martins realiza 1ª Corridinha da Inclusão para crianças autistas neste domingo (27)

espadim

Polícia Militar realiza solenidade de entrega do Espadim

ods governo

Indicadores dos ODS em todas as UFs estão disponíveis no novo Painel Interativo do IJSN