Mais 106.200 doses chegam ao Estado para vacinação contra a Covid-19

Publicado em 30/04/2021 às 13:50

Compartilhe

O Espírito Santo recebeu, na manhã desta quinta-feira (29), mais 106.200 doses de vacinas para dar continuidade à Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19. Para a 15ª remessa de distribuição, serão entregues 104 mil doses da Covishield (Oxford/Fiocruz) e 2.200 doses da Coronavac (Sinovac/Butantan).

O Estado fará o envio aos municípios do quantitativo de doses para iniciar a vacinação da população com comorbidades, além de pessoas com deficiência permanente e de gestantes e puérperas, que possui uma população estimada, segundo o Ministério da Saúde, de 598.246 pessoas. Serão encaminhadas 6,1% de doses para a primeira dose referentes ao público de comorbidades (população total estimada de 401.670 pessoas); 4,7% de doses a deficientes (população total estimada de 148.611); e 10% de doses às gestantes e puérperas (população total estimada de 47.965).

A estratégia para a imunização deste grupo será definida por meio de pactuação entre Estado e municípios, em Comissão Intergestores Bipartite.

Também será feito o envio de doses da D1 para idosos de 60 a 64 anos, de forma a totalizar 100% de primeiras doses a este público. E mais um quantitativo da reserva técnica das doses da Covishield para trabalhadores das Forças de Segurança e Salvamento (1.084 doses) e para trabalhadores da educação (7.334 doses).

Em relação às segundas doses, será feito o envio de 3% das doses da Coronavac ao público de 70 a 74 anos, com 2.600 doses. A essas doses somam-se um quantitativo de 400 doses da reserva técnica do Estado, que era de 500 doses.

O envio de parte da reserva técnica aos municípios se faz uma vez que o Ministério da Saúde garantiu a regularização da distribuição da Coronavac aos estados na próxima semana.

O Estado também fará o envio de 24% das doses para 85 a 89 anos, totalizando 100% de D2 deste público, e 50% de doses ao público de 80 a 84 anos, ambos de doses Covishield.

As doses foram encaminhadas à Central Estadual de Rede de Frio da Secretaria da Saúde (Sesa) para cadastramento. A distribuição começou na tarde desta quinta-feira (29) para os municípios da Região Metropolitana, e nesta sexta-feira (30), pela manhã, ocorrerá para as regionais de saúde Norte, Sul e Central.

Clique aqui e veja a tabela de distribuição das doses aos municípios capixabas desta quinta-feira (29).

Escassez de doses da Coronavac

Entre as remessas 8, 9 e 10, o Ministério da Saúde definiu que as doses da Coronavac encaminhadas aos Estados deveriam ser destinadas à aplicação da primeira dose, sob a garantia de envio de vacinas em tempo oportuno para complementação do esquema. Entretanto, com o desabastecimento do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) pelo Instituto Butantan, e consequente frustração da produção das doses, acarretou no comprometimento da distribuição das segundas doses em todo território brasileiro.

“Nesse momento estamos enfrentando uma dificuldade, que não é só do Espírito Santo, para aplicar a segunda dose nas pessoas que estavam agendadas, especialmente para esta semana. O Ministério da Saúde está assumindo o compromisso de que na semana que vem regularizará o fornecimento da Coronavac. Para essas pessoas orientamos que aguardem o anuncio da chegada das doses e o agendamento que cada cidade vai realizar”, informou o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin.

O subsecretário orienta também que a população não deixe de tomar a segunda dose, assim que estiver disponível. “Não deixe de agendar, pois a segunda dose precisa ser feita e é ela que vai consolidar a imunidade no seu organismo”.

O Estado também realizou, nessa segunda-feira (26), uma solicitação, junto ao Ministério da Saúde, para o envio de doses complementares do imunizante Coronavac (Sinovac/Butantan), com objetivo de dar continuidade à vacinação das segundas doses, diante do cenário de escassez de vacinas. A Sesa esclarece que aguarda resposta por parte do órgão federal.

Não havendo a possibilidade do recebimento das doses adicionais, a Secretaria reforça a orientação à população de que fazer a segunda dose após os 28 dias não compromete a resposta à vacina.

Veja também

Coro Vox Victória

Coro Vox Victória se apresenta em Marechal Floriano e encerra temporada sobre consciência ambiental

Saúde Coletiva do Brasil

Profissionais do ICEPi apresentam trabalhos científicos no maior congresso de Saúde Coletiva do Brasil

takewondo

Sesport sedia Exame Estadual de faixa preta e dan de taekwondo

carreta de especialistas

Em nova rodada, carretas do Agora Tem Especialistas chegam a mais 15 municípios de 24 estados e o Distrito Federal

lula-conselhao-mc_abr_04122025-13

Lula disse a Trump que América Latina é zona de paz

julgamento-trama-golpista-mc_abr_11092025-8

EUA retiram Alexandre de Moraes e esposa de lista da Lei Magnitsky

carros - freepik

Como escolher carros usados de forma segura em Portugal

Divulgação

Amantes do vinil terão encontro especial em Pedra Azul, neste sábado (13)