Estado anuncia abertura de 60 leitos doados pela iniciativa privada em São Mateus

Publicado em 22/04/2021 às 11:32

Compartilhe

O Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares, em São Mateus, conta com mais 60 leitos de enfermaria clínica para o tratamento de pacientes com o novo Coronavírus (Covid-19). Nesta quarta-feira (21), o governador do Estado, Renato Casagrande, esteve no local para acompanhar a abertura dos novos leitos, doados pelas empresas Águia Branca, EDP e Suzano, com o apoio do movimento empresarial ES em Ação.

Devido à demanda imediata da Região Norte de Saúde em relação ao crescente número de casos e internações pela Covid-19, o Governo do Estado priorizou a disponibilização dos novos leitos na unidade hospitalar de São Mateus.

Para a construção, foi firmado um termo de cooperação técnica entre o Governo e o movimento empresarial, sem transferência de recursos financeiros. A construção foi realizada em unidades modulares (pré-fabricadas) e provisórias, em espaço anexo ao Hospital Roberto Arnizaut Silvares, com recursos exclusivos das empresas, bem como a aquisição de equipamentos.

O Estado fará o gerenciamento de recursos humanos e de manutenção, enquanto os leitos ficarão à disposição do Sistema Único de Saúde (SUS) capixaba pelo período de 90 dias, podendo ser prorrogado. O acesso será feito via regulação estadual.

“É muito bom estar abrindo esses leitos aqui no Roberto Silvares, em São Mateus. Vocês estão acompanhando nosso esforço e contamos com a ajuda de todo mundo. Estamos em um trabalho gigantesco, abrindo mais de dois mil leitos de UTI e Enfermaria. Fizemos uma parceria importante com empresas que nos ajudaram a construir essa estrutura. São 60 leitos de enfermaria que parecem um hospital permanente, com estrutura qualificada e que dará dignidade a quem tiver que vir a ser internado aqui”, afirmou o governador.

Casagrande destacou a importância das parcerias e da união de todos em torno do enfrentamento à pandemia. “Esse recurso veio das empresas EDP, Suzano e Águia Branca, com o apoio do ES em Ação. Veja como é bom termos parceria do Governo do Estado com prefeituras, setor empresarial, Assembleia Legislativa e a sociedade em geral. Minha expectativa é que possamos seguir reduzindo a ocupação dos leitos em decorrência da nossa quarentena. Começamos a ter uma redução na transmissão do vírus e uma menor demanda hospitalar. Se Deus quiser, teremos redução de óbitos nos próximos dias”, declarou.

Leitos ficam prontos em menos de 20 dias

A união das empresas Águia Branca, EDP e Suzano, com apoio do ES em Ação permitiu a entrega dos 60 leitos em menos de 20 dias. Com a doação de mais de R$ 2 milhões das empresas, foi possível realizar as contratações para montagem da estrutura provisória, além disso, coube ao movimento empresarial a contratação de equipamentos e móveis a serem utilizados e que posteriormente serão doados ao Estado.

“Certamente, esta é mais uma iniciativa inovadora na relação empresa-sociedade e na relação empresa-estado, evidenciando o compromisso do empresariado capixaba com as mais importantes demandas da nossa sociedade nesta fase crítica da pandemia”, reforçou o diretor-presidente do ES em Ação, Fabio Brasileiro.

Veja também

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas

Messy wires attached to the electric pole, the chaos of cables and wires on an electric pole in Bangkok, Thailand, concept of electricity

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas

fogos de artificio

Governo do ES regulamenta lei que proíbe fabricação e queima fogos de artifício ruidosos

palácio Anchieta Natal

Governo do Estado inaugura ‘Natal nos Jardins do Palácio Anchieta’

coluna de arte cronica e poesia

A verdade nua e crua

assistencia social

Estado lança edital para repasse de recursos financeiros para entidades de Assistência Social

Polícia grappling

PMES promove o I Simpósio Estadual de Grappling Policial