Governo do Estado amplia mais sete leitos clínicos de retaguarda em Vitória

Publicado em 23/03/2021 às 14:51

Compartilhe

governador do Estado, Renato Casagrande, esteve, na manhã desta terça-feira (23), no Hospital Vitória, em Andorinhas, na Capital, para o anúncio de ampliação de mais sete leitos clínicos de retaguarda. No total, o Estado passa a disponibilizar no Hospital Vitória, 35 leitos clínicos de enfermaria para pacientes crônicos em atendimento de casos não Covid-19. Essa é mais uma ação do Programa Estadual “Leitos para Todos”, por meio da contratualização com o hospital no valor de R$ 750.750,00 por mês.

No último dia 13, o Governo do Estado já havia anunciado 28 leitos na mesma unidade, que agora passa a disponibilizar mais sete leitos. De acordo com Casagrande, esses leitos para pacientes com outras enfermidades vão permitir que o Estado libere leitos para pacientes com o novo Coronavírus (Covid-19) em unidades de referência para tratamento da doença.

“Estamos fazendo um esforço gigantesco para abrir leitos e que não falte atendimento a nenhum capixaba. Até o início da próxima semana, vamos abrir outros dez leitos de UTI Covid-19 no São Lucas. Ontem chegamos a 745 pessoas internadas somente por Covid nos 816 leitos disponíveis. A velocidade de ocupação dos leitos é muito superior à nossa capacidade de abertura de novos”, afirmou o governador.

Casagrande voltou a pedir a adesão da população às medidas previstas na quarentena de 14 dias no Estado. “Uma parte das pessoas têm feito protestos, carreatas e até manifestações, mas peço que todos vocês se protejam, não causem aglomeração e proteja a família de vocês. Sei da angústia de quem talvez se sinta prejudicado pela quarentena, mas a angústia será muito maior se colocar algum parente em risco. O momento exige decisões, sendo simpáticas ou não. Em um momento de guerra como este, precisamos tomar as decisões que precisam ser tomadas”, enfatizou.

Segundo o subsecretário de Estado de Regulação, Controle e Avaliação em Saúde, Gleikson Barbosa, a expansão de leitos realizada pelo Governo do Estado visa também a leitos não Covid-19. “Para garantir o acesso ao tratamento integral de todos os pacientes”, completou.

Leitos para Todos

O Programa Estadual “Leitos para Todos” foi instituído pelo Governo do Espírito Santo em abril de 2020, por meio da Portaria Nº 071-R, como estratégia de qualificação e reestruturação da rede de atenção à saúde e fortalecimento do papel da regulação do Estado, com o objetivo de garantir o acesso à atenção hospitalar a todos os pacientes que desenvolverem formas graves da Síndrome Respiratória Aguda Grave, entre elas, o novo Coronavírus (Covid-19).

Deste modo, a Secretaria da Saúde (Sesa) estruturou uma ampla reforma nas áreas físicas das unidades hospitalares próprias e também um processo de contratualização de leitos em hospitais filantrópicos, federais e privados.

Diariamente, o Governo do Estado atualiza os dados da ocupação de leitos hospitalares do Sistema Único de Saúde (SUS) capixaba, disponível no link: https://coronavirus.es.gov.br/painel-ocupacao-de-leitos-hospitalares

 

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral