Estalar as costas faz mal? Descubra se o hábito prejudica a coluna

Publicado em 13/03/2021 às 13:53

Compartilhe

Texto: Divulgação/ Foto: Freepik

Estar ativo o tempo todo tem um preço alto para o corpo. Passar horas e horas trabalhando ou realizar atividades desgastantes todos os dias pode acabar causando uma sensação desconfortável. As articulações ficam tensas e doloridas e aquela vontadezinha de se torcer e virar até estralar as costas vem com tudo, não é mesmo? E após estalar as articulações automaticamente o corpo fica mais relaxado e menos tenso e ai sempre que a tensão volta a dar as caras você acha que estalar as costas é uma boa alternativa para aliviar o incomodo, mas será que é mesmo?

De acordo com o fisioterapeuta Bernardo Sampaio, de maneira geral não há problema em estalar as costas, mas ainda existem alguns mitos que cercam a ideia de que estalar as costas pode ser prejudicial à coluna, um deles é que estalar as articulações pode ocasionar a artrite e Bernardo afirma que isso não é comprovado cientificamente. Estalar as costas durante a gravidez também não tem problema, desde que seja feito com cuidado. “A grávida precisa estar ciente de que o desconforto que ela sente nas costas pode ser devido ao peso e à posição do bebê na barriga. Evite sempre torções ou movimentos que pressionem seu abdômen”, orienta o especialista e diretor clínico do Instituto Trata e do ITC Vertebral, unidades de Guarulhos.

Mas é preciso se atentar, o fisioterapeuta explica que, de maneira geral, lesões não são comuns ao estalar as articulações, mas é possível se machucar quando utilizado muita força ou pressão ao estralar as costas ou então fazê-lo com bastante freqüência. “Isso a longo prazo pode causar um desgaste nas articulações, causando tensão, inchaço e até mesmo uma pequena lesão”, explica. Realizar esse ‘estalo’ mais de uma vez por dia pode não ser a opção mais saudável a longo prazo, por isso a dica que o especialista em fisioterapia músculo esquelética dá é: realizar alongamentos e exercícios suaves que ajudem a melhorar a força, a flexibilidade e a postura ao invés de ficar sempre estralando as costas.

Agora atenção: não estale suas costas se você estiver se recuperando de uma lesão ou se estiver sentindo dor ou inchaço. “Também evite estralar as articulações se você tiver osteoporose severa, câncer espinhal, alto risco de acidente vascular cerebral, ou uma anomalidade óssea da parte superior do pescoço”, aconselha  Bernardo Sampaio.

Resumindo, estalar suas próprias costas não causará nenhum problema de saúde se você fizer isso com segurança. Evite apenas, estalar essa articulação com muita frequência, força-la e colocar muita pressão na hora do estalo. “Realize alongamentos e exercícios que ajudem a sua coluna a tornar-se mais saudável. Marque uma consulta com um especialista se tiver sintomas graves, recorrentes ou de longa duração”, finaliza.

Veja também

Handful of fresh roasted coffee beans form the sack

Café capixaba atinge US$ 147 milhões em exportações em junho

females-doctor-hospital-with-stethoscope

Agora Tem Especialistas abre 1,7 mil vagas para médicos especialistas atuarem em áreas prioritárias do SUS

ccrna

Brasil terá Centro de Competência em RNA mensageiro para fortalecer produção de vacinas e medicamentos

pmes em dm

Comandante-geral participa da Operação Colheita em Domingos Martins

Ordinary busy day of surgeon

Sesa realiza ação de cirurgias eletivas neste sábado (26)

Volta as aulas

Alunos da Rede Estadual retornam às aulas nesta segunda-feira (28) com novidades no segundo semestre

JEPI

Jogos Estaduais da Pessoa Idosa 2025 começam na próxima segunda-feira (28)

arma apreendida

Suspeitos de assalto trocam tiros com policiais e abandonam arma durante a fuga