Tempo livre é oportunidade de eliminar criadouros do Aedes aegypti

Publicado em 13/02/2021 às 15:33

Compartilhe

Que tal aproveitar o tempo livre neste feriado para eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti? Passar mais tempo dentro de casa é uma excelente oportunidade para dar uma geral e evitar que doenças transmitidas por ele sejam propagadas.

Para isso, é necessário realizar ações simples como limpar bem os quintais, manter as calhas sempre limpas, vedar bem as caixas d’água, virar as garrafas de cabeça para baixo, manter lonas bem esticadas para evitar acúmulo de água, encher os pratos de plantas com areia até a borda e descartar lixos em locais adequados.

O chefe do Núcleo Especial de Vigilância Ambiental, Roberto Laperriere Júnior, esclarece que as limpezas devem ser efetuadas semanalmente para obter melhores resultados. “É importante fazer minimamente a limpeza semanal, pois temos que considerar o ciclo biológico do mosquito que ocorre entre três e oito dias. Eliminando o foco nesse período, conseguimos inibir a proliferação”, destacou.

De acordo com dados da Secretaria da Saúde (Sesa), 80% dos criadouros do Espírito Santo estão nas residências.

Ciclo de vida do mosquito

O mosquito Aedes aegypti é transmissor da dengue, zika e chikungunya. Seu ciclo de vida é dividido em quatro etapas: ovo, larva, pupa (estágio intermediário entre a larva e o adulto) e adulto. A fêmea do mosquito deposita seus ovos nas bordas dos recipientes com água limpa e parada. Dois ou três dias após o contato com o líquido, os ovos viram larvas e dias depois chegam na fase da pupa. Esse ciclo dura cerca de 48 horas e, ao término, se transformam em mosquitos adultos.

Veja aqui o 5º boletim da dengue.

Veja aqui o 5º boletim de zika.

Veja aqui o 5º boletim chikungunya.

Foto/Fonte: SESA/ES

Veja também

DIVULGAÇÃO- INCAPER

Incaper desenvolve substrato sustentável que reduz custo de mudas de maracujá no ES

Imagem do WhatsApp de 2025-12-15 à(s) 22.31.33_15f8f92c

Escritora de Marechal Floriano vence concurso literário nacional

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas

Messy wires attached to the electric pole, the chaos of cables and wires on an electric pole in Bangkok, Thailand, concept of electricity

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas

fogos de artificio

Governo do ES regulamenta lei que proíbe fabricação e queima fogos de artifício ruidosos

palácio Anchieta Natal

Governo do Estado inaugura ‘Natal nos Jardins do Palácio Anchieta’

coluna de arte cronica e poesia

A verdade nua e crua