Prevenção ao câncer de pele é o foco do mês de dezembro

Publicado em 12/12/2020 às 13:03

Compartilhe

Foto: Freepik

Mais um mês de dezembro se inicia e a campanha nacional “Dezembro Laranja” vem para lembrar a população que os cuidados com a pele são mais do que necessários. A iniciativa faz parte de uma ação da Sociedade Brasileira de Dermatologia em prol da prevenção do câncer de pele, doença que gera mais de 180 mil novos casos ao ano no Brasil. 

Anúncio

Em um país tropical como o nosso, com alta incidência solar durante todo ano, a doença é ainda mais frequente. A radiação ultravioleta é o principal fator de risco, mas é sabido que pessoas de pele clara, com histórico familiar de câncer de pele, pacientes transplantados e/ou com cicatrizes e feridas crônicas também estão mais propensas à doença.  “Além disso, o fato de a exposição solar crônica ser realizada na maioria das vezes de forma desprotegida entre os brasileiros, torna esse risco ainda mais alto, tanto em relação ao câncer de pele, mas também de manchas, perda da elasticidade e envelhecimento precoce”, afirma a dermatologista Ana Vitória Perecine. 

A fotoproteção deve ser um hábito diário e intensificado em períodos de maior exposição solar, em clubes, praias e sítios. Vale ressaltar que os danos causados pelo sol são cumulativos. Ou seja, quanto mais frequente e duradoura tiver sido a exposição com o passar dos anos, maior a possibilidade de ocorrerem manchas e tumores malignos.

Anúncio

Isso não quer dizer, no entanto, que você está proibido de se expor ao sol, mas é importante ter prudência, com uso de protetores solares, roupas com fator de proteção ou de algodão, óculos de sol, chapéus e bonés. É importante evitar exposição entre as 9 e 16 horas, período de maior incidência solar. 

O verão é o momento de intensificar o uso de filtro solar, que deve ser aplicado diariamente, e não somente nos momentos de lazer.  Os produtos com fator de proteção solar (FPS) 30, ou superior, são recomendados para uso diário e também para a exposição mais longa ao sol. O produto deve proteger contra os raios UVA (indicado pelo PPD) e contra os raios UVB (indicado pelo FPS). Aplicar o produto 30 minutos antes da exposição solar, para que a pele o absorva e distribuí-lo uniformemente em todas as partes de corpo, incluindo mãos, orelhas, nuca e pés é fundamental, assim como sua reaplicação constante, a cada 2 horas se houver transpiração excessiva ou se entrar na água.

pele 2

Além dos cuidados diários, é importante uma consulta anual com o dermatologista, de forma a manter a saúde da pele em dia e para realizar o diagnóstico precoce de lesões pré-malignas e até malignas. 

Fique sempre atento aos sinais que a sua pele dá. Preste atenção em pintas que crescem, manchas que aumentam e feridas que não cicatrizam, pois podem revelar o câncer de pele. O autoexame frequente facilita o diagnóstico. A Dra. Ana Vitória Perecini orienta: “Ao notar algum desses sintomas, procure imediatamente um médico especialista em dermatologia. O tratamento precoce deve ser priorizado, pois quando descoberto na fase inicial, o câncer de pele tem mais de 90% de chance de cura!”. 

Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia

Veja também

18626

Condenados por estupro e tráfico de drogas são presos em Marechal Floriano e Domingos Martins

capa

Livro resgata a trajetória de Domingos José Martins, patrono da liberdade capixaba

guacui

Governo do Estado inicia ciclo de Audiências Públicas para elaboração do Orçamento 2027

Vitoria-praia-Espirito-Santo-Julio-Huber

Turismo capixaba cresce 1,1% no primeiro trimestre de 2026 e registra recorde no transporte aéreo

{B67EDAD2-B6EC-ECE0-ECDD-3E2E4BBBCDCB}

Festa da Banana e do Leite de Alfredo Chaves confirma Simone Mendes como atração principal

Alecsandro Casassi_Recall de Marcas

Sicoob é a cooperativa mais lembrada pelos capixabas pelo 17º ano consecutivo

Boi-gado-pecuaria-Julio-Huber-1024x683

Exponel Ouro reforça protagonismo da pecuária capixaba com genética de excelência e inovação tecnológica

Praça de Alimentação Fenecon

Fenecon 2026 espera movimentar R$ 15 milhões e receber 30 mil visitantes em Conceição do Castelo