Como a Marca d’água pode ajudar a prevenir a pirataria de imagens e vídeos

Publicado em 30/11/2020 às 11:29

Compartilhe

A perda de receita e oportunidades de monetização em virtude da pirataria continua a atormentar a indústria de mídia e entretenimento cada dia mais.
Fatores como o aumento da velocidade de conexão e experiências caseiras de alta qualidade, cada vez mais tornam os conteúdos em vídeo online populares.

Todos esses elementos estão desempenhando sua parte na explosão do consumo de conteúdo online, o que abre brecha para a pirataria também tentar lucrar com esse mercado.

Para colocar as coisas em perspectiva, o custo da pirataria online chegará a US$ 52 bilhões até o ano de 2022, de acordo com um relatório da Digital TV Research.

Quase 190 bilhões de visitas foram feitas a sites ilegais de pirataria em 2018, dos quais:

17,4 bilhões vieram dos EUA;
14,5 bilhões vieram da Rússia;
10,3 bilhões vieram do Brasil;
9,6 bilhões vieram da Índia;
5,75 bilhões vieram do Reino Unido.

Em termos do tipo de conteúdo pirateado, quase 50% das visitas aos sites ilegais foram para assistir séries. Além disso, quase 20% dos visitantes também procuraram filmes recém lançados.

Como as empresas de conteúdo devem se proteger?

Segurança na indústria de entretenimento significa proteger todo o caminho de consumo de conteúdo. Todas produtoras que desejam distribuir seus produtos aos usuários devem proteger seu serviço de ataques. Essas tentativas de roubo podem ter origem em vários pontos do caminho de distribuição do conteúdo produzido.

Os provedores de conteúdo estão cada vez mais expostos a roubos pós-descriptografia e pré-distribuição devido ao cenário de tecnologia em constante evolução e aos processos usados ​​pelos hackers para roubar e distribuir o conteúdo.

De acordo com uma pesquisa da DigitalTV Europe e Civolution, 45,7% dos entrevistados consideraram o roubo pós-descriptografia como o principal elo fraco na cadeia de distribuição de conteúdo.

Um exemplo deste tipo de pirataria é a utilização de dispositivos móveis ​​por usuários para gravar e distribuir filmes exibidos em cinemas.
Você pode prevenir a pirataria usando marcas d’água

Para casos como os exemplificados anteriormente, o uso de marcas d’água junto com procedimentos de segurança robustos ajudaram a prevenir a pirataria do seu conteúdo. 

Ao adicionar uma marca d’água única e imperceptível no vídeo cada cópia genuína do conteúdo pode ser diferenciada do conteúdo pirateado.

A marca d’água é utilizada para diferentes propósitos na indústria de mídia e entretenimento, entre suas vantagens estão:

Proteção de informações de direitos autorais

A marca d’água fornece uma identidade única para o vídeo, independentemente dos processos de distribuição. Isso ajuda na identificação do conteúdo e na proteção das informações de direitos autorais sem afetar a qualidade do conteúdo.

Proteção de conteúdo premium

Conteúdo premium, especificamente transmissões ao vivo e eventos online são os principais alvos da pirataria.

Marcas d’água digitais incorporadas ao conteúdo antes da transmissão podem ser aplicadas por programas de monitoramento que garantem que o conteúdo estará disponível apenas para assinantes.

Impedir a cópia de conteúdo não autorizado

Uma marca d’água digital com proibição de cópia inserida pode impedir que dispositivos não autorizados, como programas de gravação, copiem o conteúdo, pois o detector de marca d’água recusará o acesso à cópia do conteúdo.

Como impedir a pirataria em vídeo

A pirataria digital, ou de vídeo, pode ser solucionada com a combinação de tecnologia de blockchain, marcas d’água e infraestrutura de armazenamento em nuvem.

Distribuidores de vídeos podem construir plataformas em hospedagens seguras. A Computação em nuvem permite o compartilhamento de conteúdo em qualquer lugar do mundo e dificulta a ocorrência de pirataria. Já foi dito que a marca d’água ainda é a melhor e mais famosa maneira de impedir que seu conteúdo seja pirateado. Aplicar a marca d’água de vídeo é a melhor maneira de evitar que hackers usem suas fotos ou vídeos online para seu próprio benefício.

Existem muitas maneiras de utilizar marcas d’água, vamos dar uma olhada em algumas das formas mais populares de inserir marcas d’água em seus vídeos ou outros conteúdos.

1. A maneira mais rápida e fácil de deixar sua marca em seu conteúdo é usar a ferramenta de texto em qualquer programa de edição de videos e marcar seu nome nele. Utilize os cantos e deixe a fonte pequena para não incomodar quem assiste.

2. Outra maneira de colocar facilmente uma marca d’água em seu conteúdo é usar ferramentas online. Você pode fazer upload de várias imagens do seu computador, redes sociais ou armazenamento online, como o Google Drive, e colocar texto e imagens nelas facilmente.

3. Existem muitos softwares de marcas d’água de vídeo disponíveis online para fazer esse trabalho; alguns deles são gratuitos, enquanto outros exigem assinatura. Eles podem funcionar mais rápido porque você não precisa de conexão com a Internet para executá-los.

4. Se você está viajando e deseja compartilhar seus belos vídeos na web, então sua melhor opção é baixar um aplicativo de vídeo com marca d’água em seu smartphone ou tablet. Existem toneladas de aplicativos semelhantes disponíveis para usuários de Android e iOS.

5. Entre as melhores opções seja online ou um aplicativo para seu desktop estão o Visual Watermark e o Make Watermark. Ambos possuem diversas ferramentas e são soluções práticas para que você possa adicionar uma camada extra de segurança em seus conteúdos.

Considerações finais

Por fim, adicionar uma marca d’água é uma maneira segura de evitar que outras pessoas usem seu conteúdo.

Sugerimos que você mantenha sua marca d’água simples e imperceptível. Dessa forma, seu conteúdo continua agradável para os visualizadores.
É recomendável também explorar primeiramente opções gratuitas, como as sugeridas anteriormente, antes de investir em um software pago.

Adicionar uma marca d’água não é uma garantia de que outras pessoas não usarão seu conteúdo sem sua permissão, mas você deixa claro a todos os usuários que aquele conteúdo é seu e que talvez tenha sido roubado.

 

Veja também

mat-paga-29-04-freepik

GR8 Tech participa de evento de apostas em São Paulo

geral-29-04-ft-arquivo-sejus

Saúde debate fechamento de “manicômio judicial” do Espírito Santo

geral-29-04-Paulo-Pinto-Agencia-Brasil

Inscrições para o Encceja começam nesta segunda-feira

geral-29-04-freepik

MEI deve se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista até o dia 1º de maio

agro-29-04-fot-div-Rev.-Negocio-Rural

Secretário de Turismo de Canela (RS) afirma que as montanhas capixabas são um produto pronto

saude-29-04-Jose-Cruz-Agencia-Brasil

Quem tem papilomatose respiratória recorrente entra em grupo prioritário para vacina do HPV

agro-29-04-Foto-Cadu-Gomes-VPR

BNDES lança na Agrishow linha de crédito rural própria ao agronegócio

esportes-28-04-Foto-Erik-Araujo

Polenta Off Road 2024 deve reunir mais de mil competidores nas montanhas do Espírito Santo