Deputado do ES propõe regras e normas para a proteção de professores na sala de aula

Publicado em 27/07/2020 às 13:15

Compartilhe

Várias medidas preventivas e corretivas de garantia de proteção aos profissionais da educação e ressarcimento de danos aos equipamentos usados no cotidiano escolar estão definidas no Projeto de Lei (PL) 412/2020. De autoria do deputado Vandinho Leite (PSDB), a matéria disciplina regras visando garantir o bom funcionamento das instituições de ensino do Estado.

A proposta se baseia no aumento de relatos de casos de violência física e moral que atingem diretamente trabalhadores da área como professores, pedagogos, dirigentes e inspetores.

Para alcançar o propósito, uma das medidas estabelecidas é a promoção de parceria entre escola e comunidade, por meio de reuniões e campanhas, que insiram alunos e famílias a participar mais das tomadas de decisões sobre o bom funcionamento escolar em todas as áreas, principalmente quanto ao respeito ao profissional e manutenção dos equipamentos da instituição.

Outras formas de promover proteção e prevenção a atos de violência contra educadores vão desde campanhas educativas, afastamento temporário ou definitivo do infrator – com possibilidade de transferência do mesmo – até previsão de licença ao profissional em situação de risco, sem prejuízo em seu vencimento.

O texto ainda prevê que, caso comprovada violência contra profissional do magistério, com dano material ou moral, responderão solidariamente pela agressão a família, caso o agressor seja menor de idade, e a escola, caso comprovada omissão na busca de solução corretiva.

Na justificativa do PL, Vandinho lembra que a escola é um ambiente em que profissionais, famílias e comunidade podem se reunir e discutir valores sociais que demonstrem respeito e garantam comportamentos saudáveis e mais adequados para todos, principalmente no que diz respeito à agressão física ou moral dirigida aos educadores, prática que vem aumentando nas escolas do Estado.

“Temos de repensar políticas públicas que reforcem a necessidade de envolver a família no dia a dia da escola, reforçar a importância do papel do professor e atualizar a dinâmica cultural e pedagógica para os novos desafios”, salienta Vandinho.

Tramitação

Antes ser votada, a matéria passará pelas comissões de Justiça, Educação, Segurança e Finanças da Casa.

Veja também

DIVULGAÇÃO- INCAPER

Incaper desenvolve substrato sustentável que reduz custo de mudas de maracujá no ES

Imagem do WhatsApp de 2025-12-15 à(s) 22.31.33_15f8f92c

Escritora de Marechal Floriano vence concurso literário nacional

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas

Messy wires attached to the electric pole, the chaos of cables and wires on an electric pole in Bangkok, Thailand, concept of electricity

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas

fogos de artificio

Governo do ES regulamenta lei que proíbe fabricação e queima fogos de artifício ruidosos

palácio Anchieta Natal

Governo do Estado inaugura ‘Natal nos Jardins do Palácio Anchieta’

coluna de arte cronica e poesia

A verdade nua e crua