População reclama por não receber aviso de interrupção do fornecimento de energia
Publicado em 22/07/2020 às 14:17
Desde ontem (21), vários moradores da Região Serrana do Espírito Santo, através de redes sociais, manifestaram suas indignações sobre a falta de informação em relação aos cortes de energia por parte da EDP Espírito Santo – concessionária de distribuição de energia elétrica no Estado.

Moradores criam meme da EDP e postam em redes sociais
As manifestações são diversas e vão desde a um simples transtorno devido ao tempo sem energia, até aparelhos que foram queimados em virtude da ação. A EDP vem realizando um serviço de manutenção programada na rede elétrica, que tem como objetivo o de melhorar a qualidade do serviço oferecido.
Porém, as queixas não param de serem postadas nas redes, tais como: “uma falta de respeito com a população”, relatou um morador. ”Um absurdo, meu freezer queimou com essa palhaçada de pisca pisca”, reclamou um outro.“Está uma vergonha em toda a região, mas a conta não atrasa nunca”, postou outro usuário do sistema.
Falta de informação
Além de terem sido prejudicados com a perda de alguns aparelhos elétricos, devido à interrupção da energia, algo que causa muita indignação aos usuários do sistema é a falta de informação.
A reportagem do Portal Montanhas Capixabas entrou em contato com a EDP, através de sua assessoria de imprensa, que esclareceu que os desligamentos programados foram veiculados em um jornal de circulação estadual e em uma rádio da Região Serrana. Perguntada sobre o problema de muitos usuários não terem recebido a informação, a empresa disse que seguiu os protocolos de comunicação.
Também questionada acerca dos inúmeros aparelhos queimados, a empresa orientou que “a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), órgão regulador do setor, é quem define as regras quanto ao ressarcimento de danos causados por anomalias no fornecimento de energia elétrica, e que prevê ressarcimento em caso de danificações em equipamentos elétricos”, informou a nota.
A assessoria ainda orientou que para realizar o pedido de ressarcimento de danos a equipamentos elétricos, o cliente precisa acessar o EDP Online, no site: www.edponline.com.br. O pedido também pode ser realizado pela Central de Atendimento, no telefone: 0800 721 0707.
Desligamentos programados
A empresa de distribuição de energia, também através de sua assessoria de imprensa, disse que, por conta da constante exposição ao vento, quedas de galhos e árvores, à chuva e ao calor, as redes elétricas precisam ser submetidas a manutenções. E para realizar o serviço é necessário fazer os desligamentos programados, que têm hora para começar e para acabar.
“Os desligamentos programados são importantes para garantir o bom funcionamento da rede elétrica e a qualidade da energia, pois somente eles garantem a melhoria contínua da rede elétrica. É investimento em expansão e em modernização constante do sistema”, esclarece a nota à imprensa.