Batalhão do Corpo de Bombeiros de Marechal Floriano teve dedetização gratuita
Publicado em 17/04/2020 às 11:00
Na manhã da última sexta-feira (17), uma empresa realizou um trabalho dedetização em todas as dependências do 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Marechal Floriano. O trabalho teve o objetivo de combater bactérias, fungos e vírus. A sanitização tem uma função mais ampla que somente o combate aos vírus como o Covid-19, H1N1 e outros.
De acordo com Antônio Dias, proprietário da empresa Eco-Lógica Dedetizadora, Gestão de Pragas Urbanas, o trabalho realizado é preventivo e garante o controle de fungos e bactérias por até seis meses, dependendo do uso do ambiente, tendo em vista que a amônia quaternária age por até seis meses formando uma camada nas superfícies.
“Para o controle da Covid-19, a recomendação e que a sanitização seja feita com uma frequência maior, que vai depender do uso do ambiente, tendo em vista que o produto vai agir na carga viral que estava no ambiente no momento da aplicação. Conforme o ambiente vai sendo utilizado, existe a possibilidade de uma nova carga viral ser introduzida, no caso específico do Corpo de Bombeiros, hospitais, Postos de Saúde e outros ambientes similares, a recomendação atual e de seis em seis dias”, destacou Antônio Dias.
Para fazer o trabalho de sanitização de ambientes e combate aos vírus como o Covid-19, H1N1 e outros, as empresas devem ter liberação da Vigilância Sanitária, utilizar produtos liberados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e ter um responsável técnico acompanhado a execução do serviço.
Durante o processo de sanitização, o ambiente deve estar sem a presença de pessoas. Os técnicos em sanitização utilizam Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) adequados para aplicação do produto. O produto aplicado – amônia quaternária – não atrapalha a utilização do ambiente em alguns minutos após a aplicação, levando em consideração a dosagem utilizada e a forma aplicada.
Para o sargento Feldman, do 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros, o trabalho é fundamental para preservar a saúde dos militares, que estão na linha de frente no combate ao Covid-19. “Inclusive já temos, em outras unidades militares, bombeiros com casos confirmados. Este procedimento de sanitização nos deixa mais tranquilos. Caso nós venhamos a ter contato com o vírus, haverá uma dificuldade maior dele se espalhar entre nossos colegas de serviço”, destacou Feldman.