Pesquisa mostra que 60% dos pequenos negócios tiveram crédito negado depois da crise

Publicado em 10/04/2020 às 11:30

Compartilhe

Apesar das medidas anunciadas nas últimas semanas pelo Governo Federal, a maioria (60%) dos donos pequenos negócios que já buscou crédito no sistema financeiro desde o início da crise do coronavírus (Covid-19) teve o pedido negado. E ainda há bastante desconhecimento dos empresários a respeito das linhas de crédito que estão sendo disponibilizadas para evitar demissões (29% não conhecem as medidas oficiais e 57% apenas ouviu falar a respeito).

Esses dados foram revelados pela segunda pesquisa “O impacto da pandemia do coronavírus nos pequenos negócios”, realizada pelo Sebrae entre os dias 3 e 7 de abril. O levantamento, que ouviu 6.080 empreendedores de todo o país, mostrou que além da dificuldade de acesso a crédito, os pequenos negócios também enfrentam queda no faturamento. Quase 88% dos empresários ouvidos viram seu faturamento cair (a perda foi de 75% em média) e a estimativa é que as empresas consigam permanecer fechadas e ainda assim ter dinheiro para pagar as contas por mais 23 dias (expectativa média dos entrevistados).

De acordo com a pesquisa do Sebrae, a situação financeira das empresas já não era considerada boa pela maioria dos pequenos negócios (73% disseram que era razoável ou ruim), mesmo antes da chegada da pandemia.

O estudo mostrou também que mais de 62% dos negócios interromperam temporariamente as atividades ou fecharam as portas definitivamente. Entre os 38% que continuam abertos, a maioria mudou o seu funcionamento, passando a fazer apenas entregas, atuando exclusivamente no ambiente virtual ou adotando horário reduzido. Segundo a pesquisa, nos últimos 15 dias, cerca de 18% dos empresários entrevistados demitiram funcionários.

Garantia para o crédito

Para o presidente do Sebrae, Carlos Melles, o levantamento confirma a importância das medidas que vêm sendo anunciadas pelo governo nos últimos dias, em especial a alavancagem que a instituição está fazendo no Fundo de Aval para as Micro e Pequenas Empresas (Fampe). Nos próximos três meses, o Sebrae vai destinar pelo menos 50% da sua arrecadação, para ampliar o crédito aos pequenos negócios. A operação de socorro deve começar com R$ 1 bilhão em garantias, o que viabilizará a alavancagem de aproximadamente R$ 12 bilhões em crédito para pequenos negócios.

“Um dos maiores obstáculos no acesso dos pequenos negócios ao crédito é a exigência de garantias feita pelas instituições financeiras. Nesse sentido, o Fampe funciona como um salvo-conduto, que vai permitir aos pequenos negócios, incluindo até o microempreendedor individual, obterem os recursos para capital de giro, tão necessários para atravessarem a crise provocada pela pandemia do coronavírus, mantendo os negócios e os empregos”, explica Carlos Melles.

OUTROS NÚMEROS DA PESQUISA

Sua empresa mudou o funcionamento com a crise?

6,6% – não mudaram a forma de funcionar
31% – mudaram o funcionamento
58,9% – interromperam o funcionamento temporariamente
3,5 % – decidiram fechar de vez
Entre as empresas que mudaram seu funcionamento

41,9% – estão atuando apenas para entregas ou online
41,2% – estão com horário reduzido
21,6% – adotaram o teletrabalho (home office)
15,3% – implementaram o rodízio de funcionários
5,9% – adotaram drive thru

Como estava a situação das finanças antes da crise

26,6% – era boa
49% – era razoável
24,4% – era ruim

Como seu negócio está sendo afetado em termos de faturamento mensal

Aumentou – 2,4%
Diminuiu – 87,5%
Permaneceu igual – 2,9%
Não sabe ou não quis responder – 7,2%

Em relação aos funcionários – tomou alguma medida

46,8% – ainda não tomou medidas
28% – férias coletivas
17,8% – suspensão de contrato de trabalho
17% – redução da jornada de trabalho com redução de salários

Você precisará pedir empréstimos para manter seu negócio em funcionamento sem gerar demissões?

54,9% – sim
17% – não
28,1% – não sabe ou não respondeu

Já buscou empréstimo desde o início da crise

30% – sim
70% – não

Entre os que buscaram crédito

11,3% – conseguiram
29,5% – estão aguardando resposta
59,2% – tiveram pedido negado

SOBRE AS MEDIDAS ANUNCIADAS PELO GOVERNO NAS ÚLTIMAS SEMANAS

Auxílio emergencial para MEI, autônomo e empregados informais

63,6% – ouviram falar
34,2% – conhecem bem
2,2% – não conhecem

Suspensão de contratos de trabalho e redução de jornada com compensação do governo para empregado

62% – ouviram falar
22,8% – conhecem bem
15,3% – não conhecem

Linhas de crédito com juros menores para empresas que não demitirem

14,2% – conhecem bem
57,3% – ouviram falar
28,5% – não conhecem

 

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral